Tigré (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo idioma homônimo, veja língua tigré.
Região Tigré
Flag of the Tigray Region.svg
Capital Mek'ele
População 4.334.996 habitantes
Censo 2005
Área 50.078,64 km²
Densidade 87 hab/km²
Localização da região
Tigray in Ethiopia.svg

A Região Tigré[carece de fontes?] é uma das nove kililoch da Etiópia; recebe este nome pelo grupo étnico que compõe a maior parte de sua população, os tigrés.[carece de fontes?]

Tigray é a terra natal dos povos Tigrayan, Irob e Kunama. Sua capital e maior cidade é Mekelle. Tigray é o 5º maior em área, o 5º mais populoso e o 5º mais densamente povoado dos 10 estados regionais.

A língua oficial de Tigray é o tigrigna (também escrito Tigrinya). A população total (com base no censo de 2020) é 7.070.260. A maior parte da população são agricultores. As terras altas têm a maior densidade populacional, especialmente no leste e centro de Tigray.

Tigray faz fronteira com a Eritréia ao norte, o Sudão a oeste, a região de Amhara ao sul e a região de Afar a leste e sudeste.[1] Além de Mekelle, as principais cidades incluem Adigrat, Aksum, Shire, Humera, Adwa, Adi Remets, Alamata, Wukro e Maychew.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Etiópia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.