Tiya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pix.gif Tiya *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Tiya vue d'ensemble.JPG
Estelas de Tiya
País  Etiópia
Tipo Cultural
Critérios (i)(iv)
Referência 12 en fr es
Região** África
Coordenadas 8° 26' 5.676" N 38° 36' 43.56" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1980  (? sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Tiya é uma cidade do sul da Etiópia. Situa-se na Zona de Gurage do Estado federado da Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul, ao sul de Adis Abeba[1]. Segundo dados de 2005 da Agência Central de Estatísticas da Etiópia, Tiya tem uma população estimada de 3.363 pessoas, sendo 1.615 homens e 1.748 mulheres. O censo nacional de 1994 acusou que a população total da cidade era de 1.856 pessoas, sendo 894 homens e 962 mulheres. Tiya é uma das três cidades localizadas na Woreda de Soddo[2].

Sítio arqueológico de Tiya[editar | editar código-fonte]

Tiya também é conhecida por abrigar o sítio arqueológico de Tiya, que é o mais importante de entre aproximadamente 160 locais arqueológicos descobertos até agora na região de Soddo.

Símbolos talhados em um das Estelas de Tiya

O local contem 36 monumentos, incluindo 32 estelas esculpidas cobertas com símbolos, dos quais a maioria são difíceis de decifrar[3]. Há estudos que apontam que tais figuras se assemelham principalmente a espadas[4].

As estelas possuem um e cinco metros de altura e diferentes formas, estão alinhadas na direção norte-nororeste em uma área de quarenta e cinco metros. As três últimas possuem o mesmo alinhamento, mas separadas por sessenta metros das demais. Uma delas possui uma gravação de uma figura antropomorfa. Ao redor das tumbas já foram encontradas várias tumbas[5]. As estelas foram fechadas entre os séculos XIV e XVI, e alguns autores as relacionam com o Império de Axum.


Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://whc.unesco.org/en/list/12
  2. «Statistical abstracts - Population Table B.4». Central Statistical Agency. Consultado em 25 de abril de 2017 
  3. http://whc.unesco.org/en/list/12
  4. Matt Philips and Jean-Bernard Carillet, Ethiopia and Eritrea, third edition (n.p.: Lonely Planet, 2006), p. 171
  5. Advisory Body Evaluation (ICOMOS) / Évaluation de l'organisation consultative (ICOMOS). Disponível em: http://whc.unesco.org/en/list/12/documents/
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Etiópia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.