Tomás Mejía

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tomás MejíaCombatente Militar

General Tomás Mejía
Nascimento 17 de setembro de 1820
Pinal de Amoles, Querétaro
Morte 19 de junho de 1867 (46 anos)
Santiago de Querétaro, Querétaro
Serviço militar
Serviço Exército Mexicano, 1841 - 1867
Patente General de Divisão
Conflitos Guerra Mexicano-Americana:

Guerra da Reforma:

Segunda intervenção francesa no México:

O general Tomás Mejía (Pinal de Amoles, 17 de setembro de 1820 - Santiago de Querétaro, 19 de junho de 1867) foi um militar conservador mexicano. Iniciou seus serviços militares em 1841, sendo-lhe conferido o cargo de alferes. Participou da Batalha de la Angostura contra os invasores norte-americanos.

Guerra da Reforma[editar | editar código-fonte]

Em 28 de março de 1858 foi nomeado comandante-geral do território de Sierra Gorda. Em 25 de julho do mesmo ano, comandante-geral do estado de Querétaro, e, em 18 de abril de 1859, de Guanajuato e Querétaro; por sua atuação nos combates de Tacubaya, nos quais o general Márquez derrotou Santos Degollado, Mejía recebeu a promoção a General de Divisão.

Império Mexicano[editar | editar código-fonte]

A Execução do Imperador Maximiliano (1868–69), óleo sobre tela, 252 x 305 cm, de Édouard Manet. Kunsthalle Mannheim. Mejía é o executado da esquerda.

Sempre serviu nas fileiras conservadoras e como defensor do império de Maximiliano, apoiou muitos combates no norte do país. Em 20 de outubro de 1866 foi comissionado para formar uma divisão de dez mil homens, destinada a recuperar as praças de Saltillo, Monterrey e Matamoros, que estavam em poder dos republicanos. Mejía se encontrava em Querétaro quando chegou Maximiliano, tendo participado de todas as operações de defesa da praça, sempre distinguindo-se por seu arrojo e valor.

Comandante da Cavalaria do Império, foi capturado depois da entrega de La Cruz e, julgado por um conselho de guerra, morreu fuzilado junto do General Miguel Miramón e do Imperador Maximiliano I de México, em Cerro de las Campanas, Querétaro, 1867.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Moreno, Daniel, El Sitio de Querétaro
  • Smith, Gene: Maximiliano y Carlota
  • Rivera Cambas, Manuel: Historia de la Intervención Europea y Norteamericana en México y del Imperio de Maximiliano de Habsburgo
  • A.S.D.N. - Cancelados.XI/111/1-129.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]