Topologia em árvore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Topologia em árvore ou Topologia Hierárquica são basicamente barras interconectadas, onde ramos menores são conectados a uma barra central,por um ou mais Hub's,switch e repetidores que interconectam outras redes. No geral, as redes em árvore, irão trabalhar com uma taxa de transmissão menor do que as redes em barra comum.Há cuidados que devem ser tomados, pois a cada ramificação irá propagar-se a dois caminhos distintos,a não ser que os caminhos estejam perfeitamente casados;as velocidades de propagação e os sinais refletidos serão distintos uns dos outros. a topologia em árvore é baseada em uma estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes.

A distância máxima sem amplificação é de apenas 100 m(dependendo do cabo usado).Tem Dependência do nó central, se este falha, a rede fica inoperante, o número de portas de um concentrador é limitado e quando for atingido o limite de portas disponíveis é necessário adquirir outro e interligá-lo com o existente ,contando com um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existente a outro concentrador que interliga todos os outros concentradores.

topologia em arvore redes de computadores

Vantagens[editar | editar código-fonte]

  • Uma das vantagens desse tipo de topologia e bastante flexiva tendo facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos convergem para um só ponto.
  • Tem uma fácil manutenção do sistema e,em caso de dano,a praticidade em diagnosticar com mais facilidade quaisquer transtornos que possam ocorrer, dado que o nó central está diretamente ligado a todos os outros.
  • Pode ser incorporada qualquer tipo de topologia podendo aumentar a velocidade de conexão.

Desvantagens[editar | editar código-fonte]

  • O número de portas de um concentrador é limitado e quando for atingido o limite de portas disponíveis é necessário adquirir outro e interligá-lo com o existente.
  • Em comparação com a topologia em barramento, os seus custos são mais elevados.
  • A Instalação e mais complicada.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Árvore

Em programação, engenharia de software e ciência da computação, é uma estrutura de dados que herda as características das topologias em árvore. É semelhante a Hierarquia ou Linha de comando numa Empresa ou eventos em geral, onde necessite um organização para realizar um tempo hábil, como cronograma de uma construção ou a realização de um evento qualquer. Isto pode ser representado por um diagrama, exemplo um fluxograma.

Referências


Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[1]

[2]

  1. http://fabrica.ms.senac.br/2013/08/topologias-de-rede-arvore/
  2. http://mitodasredes.blogspot.in/2013/06/topologias-mais-utiulizadas.html