Transdutor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na definição mais geral, um transdutor é um dispositivo que é capaz de converter um tipo de energia de entrada em outro de saída

Porém, em uma definição mais restrita (e bastante utilizada) é de que transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica (velocidade, posição, temperatura, pH) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência). Um tipo curioso e inerente de transdutor é elaborado a partir de cristais demasiados cristais "piezoelétricos". Estes convertem energia mecânica em energia elétrica.

Transdutores ativos e passivos[editar | editar código-fonte]

Transdutores passivos são aqueles que precisam ser excitados por uma fonte externa de energia para produzir um sinal de saída.

Transdutores ativos são aqueles que geram uma corrente ou tensão como resposta a um estimulo.

VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA

Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados
 (VIM 2008)

.

Link: http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/290/6/Conteudo_VIM_2008.pdf </ref>Neles, a maior parte da energia de saída é provida pela alimentação.

Exemplos de transdutores[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Transdutor também é um nome de artista musical que combina poesia e música eletrônica underground, fluindo entre os gêneros future jungle, stepper style, dubstep, downtempo & deep trance.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Transdutor


Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.