Transmissor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Torre de antena de transmissor, em Londres
Para transmissores biológicos, ver sistema endócrino.

Um transmissor é um dispositivo eletrónico que, com a ajuda de uma antena, propaga um sinal eletromagnético[1], podendo ser de rádio, televisão, ou outras telecomunicações.

O transmissor de rádio é composto por um circuito amplificador e um circuito de saída. Mediante um transmissor de rádio é possível comunicar com outra pessoa que tenha um receptor de rádio e cujo receptor de rádio esteja sintonizado na mesma frequência de transmissão. Pode transmitir-se voz e dados por meio de um transmissor de rádio.

O transmissor pode também transmitir vídeo, mas a sua engenharia é ligeiramente diferente do transmissor de rádio, possibilitando ao mesmo transmitir imagens.

O transceptor é o acrônimo de transmissor e receptor e na sua engenharia ele é composto por ambos elementos, possibilitando a recepção e transmissão de sinais de rádio.

Elementos de um transmissor[editar | editar código-fonte]

  • Amplificador de RF (rádio-frequência)
  • Oscilador de RF e
  • Antena

Referências

  1. transmissor in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-18 03:47:11]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/transmissor
Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.