Traumnovelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Traumnovelle
História de um Sonho (PT)
Breve Romance de Sonho (BR)
Traumnovelle-Titelbild.gif
Viena, Áustria
1926
Autor Arthur Schnitzler
Editora Relógio D'Água (pt)
Personagens Dr. Fridolin, Albertine

Gênero Romance
Idioma de
ISBN 84-96075-67-2

Traumnovelle (editado em Portugal com o título História de um Sonho e no Brasil Breve Romance de Sonho), é um romance de 1926 da autoria do poeta, dramaturgo e romancista austríaco Arthur Schnitzler, descrevendo os momentos de alucinação consciente de um jovem médico, na Viena de Áustria do início do século XX.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A partir de uma revelação de quase infidelidade por parte da sua esposa, Albertine, e uma solicitação médica urgente, o jovem e burguês Doutor Fridolin embarca numa viagem alucinatória pela decadente Viena — acabada de sair do trauma do fim do Império Austro-Húngaro —, à procura da sua vingança emocional. Pelo caminho, entre cafés, casas de prostituição e ruas obscuras, reencontra Nachtigall, antigo colega de faculdade, agora tornado pianista, que o atrai a secretos bailes orgiânicos. Deixando-se envolver com várias mulheres, conhecidas e desconhecidas, apercebe-se do seu Ego, dos seus instintos, da sua aventura.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

A mais conhecida adaptação do romance de Schnitzler foi feita por Stanley Kubrick na obra cinematográfica Eyes Wide Shut (De Olhos bem Fechados), de 1999, interpretada por Tom Cruise e Nicole Kidman.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Traumnovelle». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 5 de janeiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]