Treino Hiit - High-intensity interval training

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

O Treino Hiit, também conhecido no Brasil como Treino Intervalado de Alta Intensidade (Em inglês High-intensity interval training) é um tipo de treino usado para condicionamento físico onde o praticante faz exercícios intercalados de alta intensidade (como sprints) e baixa intensidade (como caminhar em rítimo lento).

História do Treino Hiit[editar | editar código-fonte]

O treino HIIT segue a maioria dos princípios do método Tabata, que começou com um trabalho do pesquisador japonês Izumi Tabata, que treinava patinadores olímpicos. O treinamento era composto de 8 ciclos de 20 segundos com maior intensidade possível alternados com 10 segundos de descanso. A sessão dura ao todo, 4 minutos e foram utilizadas bicicletas especiais que atingem alta velocidade.

Ao final do estudo foi concluído que a performance dos atletas aumentou, assim como seu gasto energético.[1]

Mecanismo de Funcionamento do Hiit[editar | editar código-fonte]

A idéia do treino HIIT é fazer com que seu metabolismo fique acelerado por muitas horas após a conclusão do seu treino. Isto se consegue intercalando o exercícios de alta e baixa intensidade.

O corpo humano gasta de 60 a 75% de energia para processos corpóreos vitais os quais estão incluídos no chamado metabolismo de repouso. Aplicando o conceito de treino intervalado conseguimos queimar calorias após os exercícios justamento durante o metabolismo de repouso.

Porem, para que um treino seja considerado como Treino HIIT, segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), os intervalos de alta intensidade devem variar de 5 segundos até 8 minutos e ser realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima da pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que o coração é capaz de efetuar em um minuto.

O que é preciso para praticar o treino hiit?[editar | editar código-fonte]

Primeiramente, como trata-se de um treino que usa uma alta frequência cardio-respiratória, deve-se fazer exames médicos para certificar-se acerca da saúde cardíaca e respiratória.

Uma das grandes vantagens do treino hiit é o pouco tempo necessário para a prática dos exercícios. Com apenas 4 (quatro) minutos diários já é possível obter bons resultados.

O Hiit não requer qualquer equipamento de ginástica (Mas podem ser usados) e pode ser praticado ao ar livre com exercícios funcionais como por exemplo:

  • Agachamento;
  • Pulos de Chinelo;
  • Sprint
  • Corrida no lugar, etc...


Referências

[1][2][3][4]

  1. Trapp, E.G., Chisholm, D.J., Freund, J., and Boutcher, S.H. 2008, The effects of high-intensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women.
  2. Trapp, E.G., Chisholm, D.J., Freund, J., and Boutcher, The effects of high-intensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women, The National Center for Biotechnology Information, 15 de janeiro de 2008
  3. Len Kravitz, Ph.D, High-Intensity Interval Training, The American College of Sports Medicine
  4. Hiit Brasil Hiit: Desvendando o Treino Intervalado de alta Intensidade, Hiit Brasil, 29 de setembro de 2014