Trentuno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trentuno
Trentuno
Jogador com 23 pontos: ás (11 pontos), dois (2 pontos) e cavalo (10 pontos); ambas as cartas do naipe de espadas. Com essa pontuação pode-se "bater" mas corre-se o risco de ser superado por pontuações maiores de outros jogadores. As cartas mostradas na imagem são do tipo siciliano.
Sobre
Local de origem Itália
Nome(s) alternativo(s) 31
Tipo Comparação
Nº de jogadores 2 a 7 (ideal 4)
N° de cartas 40
Baralho Italiano
Sentido de jogo Anti-horário

Trentuno ("trinta e um") é um jogo de cartas conhecido no mundo inteiro. Pode ser jogado com vite ("vidas") que são pequenas quantidades de dinheiro. [1] No lugar do dinheiro pode-se usar fichas.

Objetivo do jogo[editar | editar código-fonte]

O objetivo do jogo é marcar 31 pontos com cartas do mesmo naipe ou que tenham uma pontuação próxima a este valor para se vencer uma partida. Quando se usam vite, ("vidas", ver parágrafo de introdução), vence o jogador que restar com 1 vida após várias rodadas.

Vite[editar | editar código-fonte]

Quando se usam vidas no jogo, os jogadores previamente decidem o número a serem utilizadas: geralmente 3 ou 4. Quando se usa dinheiro, as vidas são moedas de mesmo valor para cada jogador (moedas de 25 centavos por exemplo).

Número de jogadores[editar | editar código-fonte]

O trentuno pode ser jogado por duas ou até sete pessoas. A quantidade ideal recomendada de jogadores é quatro.

Tipo de baralho[editar | editar código-fonte]

Para jogar trentuno usa-se o baralho italiano tradicional de 40 cartas. Também pode-se usar o baralho espanhol, retirando-se as cartas oito e nove, ou o baralho francês, retirando-se as cartas oito, nove e dez.

Valor das cartas[editar | editar código-fonte]

Exemplo de uma mão com 31 pontos: um ás e duas figuras do mesmo naipe, no caso o de copas. As cartas mostradas são do tipo napolitano.

As cartas possuem os seguintes valores: ás, 11 pontos; figuras, 10 pontos; as demais cartas tem ponto equivalente a seu respectivo valor numérico.

valor das cartas
Ás 11 pontos
Rei 10 pontos
Cavalo 10 pontos
Valete 10 pontos
Sete 7 pontos
Seis 6 pontos
Cinco 5 pontos
Quatro 4 pontos
Três 3 pontos
Dois 2 pontos

Distribuição das cartas[editar | editar código-fonte]

O carteador distribui três cartas para cada jogador começando pelo que estiver a sua direita, as cartas que sobram formam o maço que será colocado no centro da mesa, em seguida retira-se uma carta de maço que será colocada desvirada próximo a este.

Desenvolvimento do jogo[editar | editar código-fonte]

O jogador à direita do carteador inicia a partida. Com intuito de ir se aproximando dos 31 pontos retira-se uma carta do maço ou a carta desvirada (poço). Em seguida descarta uma carta, que pode ser sua ou reçém tirada do maço ou do poço.

O jogo continua em sentido anti-horário, podendo sempre pegar a carta descartada pelo jogador anterior ou a superior do maço.

Quando um jogador obtém 31 pontos ele os declara, e os demais jogadores tem que pagar 1 vida cada um.

A vidas pagas ficam acumuladas no pot ou prato.

Quando um jogador tem pontuação próxima a 31 e suopõe que a sua pontuação seja maior do que as dos outros jogadores, bate na mesa. Então todos os jogadores mostram suas cartas.

O jogador ou os jogadores que tiverem a menor pontuação pagam uma vida.

O carteador da rodada seguinte sempre será o que estiver à direita do carteador anterior.

Antes de iniciar uma nova rodada todas as cartas são reembaralhadas e redistribuídas.

Quando un jogador perde todas as suas vidas, sai do jogo. Ao final do jogo, o vencedor, o que restou com 1 vida, fica com o prato.

Pontuação[editar | editar código-fonte]

A pontuação nas rodadas se dá pela soma dos valores das cartas de mesmo naipe a fim de se obter 31 pontos. A pontuação da partida se dá pelo número de vidas mantidas ou perdidas pelos jogadores, o único jogar que restar com uma 1 vida é o vencedor.

Referências

  1. DI GRIGOLI, Veronica; SIRCHIA, Fabio (2014). Giochi di carte siciliane: guida facile ai giochi classici. North Charleston (Carolina do Sul, EUA): CreateSpace. p. 41. ISBN 978-1541248366