Portal:Jogos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal dos Jogos

Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. Sua presença é importante em vários aspectos, entre eles a regra define o inicio e fim do jogo. Pode envolver dois ou mais jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários. É importante que um jogo tenha adversários interagindo e como resultado de interação exista um vencedor e um perdedor.



Este é o Portal de Jogos. Aqui você encontra informações sobre os mais variados tipos de jogos e descobre a influência deles nas mais variadas culturas ao longo dos séculos... Divirta-se!
Sabia que... VE
  • O Dominó surgiu na China, provavelmente criado por um soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C.
  • O Go surgiu na China entre 2000 a.C. e 200 a.C....
  • Os jogos de mancala estão entre os jogos mais antigos do mundo...
  • Vários jogos de tabuleiro foram encontrados nas tumbas dos faraós...
  • Existem registros de jogos de tabuleiros de mais de 4000 anos...


Artigo selecionado VE
Um jogo de Mahjong arranjado antes do início da partida.
Um jogo de Mahjong arranjado antes do início da partida.

Mahjong (Mah Jongg, Majiang, Majongue, Majong, Ma-Jong, Mahjongg) é um jogo de mesa de origem chinesa que foi exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo e principalmente para o ocidente. É composto de 144 peças, chamadas comumente de “pedras”.

Trata-se de um jogo para quatro jogadores. Esta é a regra geral, apesar de se poder jogar com dois ou três jogadores, perde-se um pouco do interesse que se pode tirar. Assim, sempre que falarmos estaremos a supor que jogam quatro jogadores.

História

A palavra Mahjong é a transcrição livre ocidental do nome original Ma Jiang ou Ma Jiang Pai, onde Pai significa pedra, peça. Seu antecessor recebia o nome de “Jogo das folhas em tiras” porque as fichas eram feitas de papel, semelhante ao nosso baralho comum. De todo modo, a história do Mahjong é obscura e existem vários jogos antecedentes pouco documentados.

Um jogo mais ou menos similar ao que jogamos hoje foi inventado na Dinastia Tang, durante o reinado do imperador Tai Zong (626 - 649), para diversão da casa imperial e dos nobres.

Em toda a Ásia o Mahjong adquiriu enorme popularidade, de modo que muitos países o consideram como jogo nacional; existem variantes japonesa, coreana, vietnamita, filipina, e é normal que quaisquer festas, celebrações e até mesmo negócios importantes acabem em algumas partidas de Mahjong. Também devemos nos lembrar que existe uma variante israelita.


Tipos de jogosVE
Categorias