Portal:Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo ao portal de
Final Fantasy wordmark.svg
 ver·editar  Final Fantasy  

Final Fantasy (ファイナルファンタジー, Fainaru Fantajī?) é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como elementos principais a série de jogos electrónico de interpretação de papéis, incluí também filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy, produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava tratar-se do seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como role-playing game táctico, role-playing game de acção, massively multiplayer online role-playing game, corrida e tiro em terceira pessoa.

Apesar da maioria dos títulos Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos em comum que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.

A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu e outros compositores. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtoras de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square Enix.

Mais sobre Final Fantasy...

 ver·editar Artigo em destaque

Final Fantasy IV é um RPG eletrônico desenvolvido para o console Super Famicom (conhecido no ocidente como Super Nintendo) pela Square (atual Square-Enix) em 1991, no Japão, sendo o quarto jogo da série principal de Final Fantasy. No ocidente, ele foi lançado no mesmo ano sob o título de Final Fantasy II para o console SNES.

O jogo começou a ser desenvolvido no Famicom (NES), mas a Nintendo japonesa insistiu que a Square o transformasse em um projeto para seu novo console de 16 bits, o Super Famicom. A troca foi feita e o jogo recebeu grandes melhorias. Ele também marca a mudança de diretor: de Hiromichi Takada para Yoshinori Kitase. Esse último almejava ser diretor de cinema, e essa influência é facilmente percebida nas diferenças entre o terceiro e o quarto jogo.

A série recebe uma grande reformulação e fica muito mais dramática. A complexidade dos personagens aumenta sensivelmente, assim como a aposta na trama. O protagonista desse capítulo é Cecil, um cavaleiro negro (dark knight) e capitão da força aérea do reino de Baron, os Red Wings. Ele luta durante boa parte do jogo com sua consciência, tentando se redimir de seus pecados.

O quarto jogo também inaugura o Active Battle System (ATB) que permanece até hoje na série. Com ele, as batalhas deixam de ser baseadas em turnos fixos e passam a ocorrer em uma mistura de turnos com tempo real, trazendo mais dinâmica a elas.

O jogo possui uma versão remake para Nintendo DS, lançada em 20 de dezembro de 2007 no Japão e em 22 de julho de 2008 nos EUA.

Saiba mais...

 ver·editar Imagem em destaque
Elixir em versão enladada.
 ver·editar Personagens

Aerith Gainsborough (エアリス・ゲインズブール, Earisu Geinzubūru), também conhecida como Aeris Gainsborough nas versões americanas de Final Fantasy VII e Final Fantasy Tactics, é uma protagonista da série de jogos Final Fantasy VII, desenvolvida pela empresa Squaresoft (atualmente Square Enix).

Em Final Fantasy VII, Aerith é uma vendedora de flores que mais tarde se junta ao grupo de libertação do planeta conhecido como AVALANCHE. No decorrer da história, descobre-se que Aerith é uma "Cetra" ou "Ancient". Os Cetras foram os primeiros habitantes a viverem no planeta. Ela foi desenvolvida por Tetsuya Nomura. Aerith também teve aparição na série de jogos Kingdom Hearts.

Aerith teve sua voz japonesa nas séries Kingdom Hearts e Final Fantasy VII Advent Children interpretada por Maaya Sakamoto. Nas versão americana de Kingdom Hearts, sua voz foi interpretada pela atriz e cantora Mandy Moore. Em Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy VII Advent Children, foi interpretada pela atriz Mena Suvari.

Saber mais Aerith Gainsborough...

 ver·editar Sabia que...

Tudo no mundo de Final Fantasy X gira em torno de ciclos e esferas. Este fator é exibido, por exemplo, por seu esporte principal ser jogado em uma esfera de água, uma das razões para que o planeta se chame Spira.

 ver·editar Categorias


 ver·editar Colabore no WikiProjecto!
Crystal Clear app package utilities.png

Principal

Ferramentas

Relacionados

O que são WikiProjectos?
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Final Fantasy no Wikinotícias     Final Fantasy no Wikiquote     Final Fantasy no Wikilivros     Final Fantasy no Wikisource     Final Fantasy no Wikcionário     Final Fantasy na Wikiversidade     Final Fantasy no Wikivoyage     Final Fantasy no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Final_FantasyCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados