Portal:Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal de
Final Fantasy wordmark.svg
 ver · editar  Final Fantasy  


Final Fantasy (ファイナルファンタジー Fainaru Fantajī?) é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como elementos principais a série de jogos electrónico de interpretação de papéis, incluí também filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy, produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava tratar-se do seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como role-playing game táctico, role-playing game de acção, massively multiplayer online role-playing game, corrida e tiro em terceira pessoa.

Apesar da maioria dos títulos Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos em comum que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.

A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu e outros compositores. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtoras de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square Enix.

Mais sobre Final Fantasy...

 ver · editar Artigo em destaque


Final Fantasy IV é um RPG eletrônico desenvolvido para o console Super Famicom (conhecido no ocidente como Super Nintendo) pela Square (atual Square-Enix) em 1991, no Japão, sendo o quarto jogo da série principal de Final Fantasy. No ocidente, ele foi lançado no mesmo ano sob o título de Final Fantasy II para o console SNES.

O jogo começou a ser desenvolvido no Famicom (NES), mas a Nintendo japonesa insistiu que a Square o transformasse em um projeto para seu novo console de 16 bits, o Super Famicom. A troca foi feita e o jogo recebeu grandes melhorias. Ele também marca a mudança de diretor: de Hiromichi Takada para Yoshinori Kitase. Esse último almejava ser diretor de cinema, e essa influência é facilmente percebida nas diferenças entre o terceiro e o quarto jogo.

A série recebe uma grande reformulação e fica muito mais dramática. A complexidade dos personagens aumenta sensivelmente, assim como a aposta na trama. O protagonista desse capítulo é Cecil, um cavaleiro negro (dark knight) e capitão da força aérea do reino de Baron, os Red Wings. Ele luta durante boa parte do jogo com sua consciência, tentando se redimir de seus pecados.

O quarto jogo também inaugura o Active Battle System (ATB) que permanece até hoje na série. Com ele, as batalhas deixam de ser baseadas em turnos fixos e passam a ocorrer em uma mistura de turnos com tempo real, trazendo mais dinâmica a elas.

O jogo possui uma versão remake para Nintendo DS, lançada em 20 de dezembro de 2007 no Japão e em 22 de julho de 2008 nos EUA.

Saiba mais...

 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar Personagens


Aerith Gainsborough (エアリス・ゲインズブール, Earisu Geinzubūru), também conhecida como Aeris Gainsborough nas versões americanas de Final Fantasy VII e Final Fantasy Tactics, é uma protagonista da série de jogos Final Fantasy VII, desenvolvida pela empresa Squaresoft (atualmente Square Enix).

Em Final Fantasy VII, Aerith é uma vendedora de flores que mais tarde se junta ao grupo de libertação do planeta conhecido como AVALANCHE. No decorrer da história, descobre-se que Aerith é uma "Cetra" ou "Ancient". Os Cetras foram os primeiros habitantes a viverem no planeta. Ela foi desenvolvida por Tetsuya Nomura. Aerith também teve aparição na série de jogos Kingdom Hearts.

Aerith teve sua voz japonesa nas séries Kingdom Hearts e Final Fantasy VII Advent Children interpretada por Maaya Sakamoto. Nas versão americana de Kingdom Hearts, sua voz foi interpretada pela atriz e cantora Mandy Moore. Em Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy VII Advent Children, foi interpretada pela atriz Mena Suvari.

Saber mais Aerith Gainsborough...

 ver · editar Sabia que...


Sin é uma criatura monstruosa e negra que se acredita ter surgido devido aos pecados do povo de Spira, como o de que terem uma evolução tecnológica de tal ordem que se comparavam a deuses...

 ver · editar Categorias


 ver · editar Colabore no WikiProjecto!


Crystal Clear app package utilities.png

Principal

Ferramentas

Relacionados

O que são WikiProjectos?
 ver · editar Tópicos


 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Portais relacionados