Portal:Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo ao portal de
Final Fantasy wordmark.svg
 ver·editar  Final Fantasy  

Final Fantasy (ファイナルファンタジー, Fainaru Fantajī?) é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como elementos principais a série de jogos electrónico de interpretação de papéis, incluí também filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy, produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava tratar-se do seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como role-playing game táctico, role-playing game de acção, massively multiplayer online role-playing game, corrida e tiro em terceira pessoa.

Apesar da maioria dos títulos Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos em comum que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.

A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu e outros compositores. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtoras de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square Enix.

Mais sobre Final Fantasy...

 ver·editar Artigo em destaque

Final Fantasy VII é um role-playing game (jogo de interpretação de papéis) produzido pela Square (actual Square Enix) e distribuído pela Sony Computer Entertainment como o sétimo título da série Final Fantasy. O seu lançamento original ocorreu em Janeiro de 1997 no Japão na plataforma da Sony, a consola PlayStation. Em 1998, o jogo foi re-lançado para o Windows da Microsoft e em 2009 na PlayStation Network.

O jogo foi o primeiro da sua série a utilizar gráficos 3D, apresentando personagens totalmente renderizadas em paisagens pré-renderizadas. Este também foi o primeiro título da série a ser distribuído na Europa. A produção de Final Fantasy VII começou em 1994 e o jogo estava originalmente planejado para ser lançado no SNES, para mais tarde planejar-se o seu lançamento no Nintendo 64. Contudo, dado que os cartuchos da Nintendo não possuíam a memória necessária, a Square decidiu lançar o jogo no PlayStation.

A música foi composta pelo veterano da série, Nobuo Uematsu, enquanto que o também desenhista veterano Yoshitaka Amano foi substituído por Tetsuya Nomura.


Saber mais...


 ver·editar Imagem em destaque
 ver·editar Personagens

Cloud Strife (クラウド・ストライフ, Kuraudo Sutoraifu?) é o protagonista do RPG da Squaresoft (agora conhecida como Square Enix) Final Fantasy VII. Sua aparência é marcada pelo cabelo loiro espetado, olhos com estranha coloração azul (uma característica dos pertencentes ao grupo SOLDIER causado pela exposição a energia mako), roupa de cor preta , e sua Buster Sword (uma espada com uma característica em especial, a lâmina de tamanho exagerado). A princípio, Cloud se mostra frio, triste e indiferente, mas aos poucos vai mudando e se adaptando a sua função como líder.

Saber mais Cloud Strife...

 ver·editar Sabia que...

Sin é uma criatura monstruosa e negra que se acredita ter surgido devido aos pecados do povo de Spira, como o de que terem uma evolução tecnológica de tal ordem que se comparavam a deuses...

 ver·editar Categorias


 ver·editar Colabore no WikiProjecto!
Crystal Clear app package utilities.png

Principal

Ferramentas

Relacionados

O que são WikiProjectos?
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Final Fantasy no Wikinotícias     Final Fantasy no Wikiquote     Final Fantasy no Wikilivros     Final Fantasy no Wikisource     Final Fantasy no Wikcionário     Final Fantasy na Wikiversidade     Final Fantasy no Wikivoyage     Final Fantasy no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Final_FantasyWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Final_FantasyCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados