Final Fantasy XIV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Final Fantasy XIV
Desenvolvedora(s) Square Enix
Publicadora(s) Square Enix
Diretor(es) Nobuaki Komoto (2005–2010)
Naoki Yoshida (2010–2012)
Produtor(es) Hiromichi Tanaka (2005–2010)
Naoki Yoshida (2010–2012)
Projetista(s) Nobuaki Komoto (2010–2012)
Escritor(es) Yaeko Sato
Compositor(es) Nobuo Uematsu
Ryo Yamazaki
Naoshi Mizuta
Tsuyoshi Sekito
Masayoshi Soken
Artista(s) Akihiko Yoshida
Motor Crystal Tools
Plataforma(s) Microsoft Windows
Série Final Fantasy
Data(s) de lançamento 30 de setembro de 2010
Gênero(s) MMORPG
Modos de jogo Multijogador
Último
Final Fantasy XIII
Final Fantasy XV
Próximo
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o jogo original. Para o relançamento, veja Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.

Final Fantasy XIV (ファイナルファンタジーXIV, Fainaru Fantajī Fōtīn?), também conhecido como Final Fantasy XIV Online, é um jogo eletrônico do gênero MMORPG desenvolvido e publicado pela Square Enix em 2010 exclusivamente para Microsoft Windows. É o décimo quarto jogo principal da série Final Fantasy e o segundo MMORPG da franquia após Final Fantasy XI. Ele se passa no mundo de Eorzea e os jogadores assumem o controle de um avatar customizável enquanto exploram o mundo, sendo pegos tanto na invasão do Império Garleano quanto na ameaça dos Primals, divindades das tribos locais. Eventualmente eles se envolvem em um complô de um legato garleano para destruir os Primals ao colidir um dos satélites naturais do planeta com Eorzea.

O jogo começou seu desenvolvimento em 2005 sob o codinome "Rapture", sendo anunciado em 2009 para Microsoft Windows e PlayStation 3. Ele foi construído com o motor de jogo Crystal Tools da Square Enix, que foi ajustado para se adequar às especificações do jogo. A equipe trouxe vários aspectos estéticos de XI durante o desenvolvimento enquanto ao mesmo tempo tentavam criar algo próprio. A produção foi marcada por diversos problemas devido a diferentes fatores que acabariam por ter efeitos drásticos sobre o título. Tentativas de também levar o jogo para o Xbox 360 falharam por causa de discordâncias com a Microsoft sobre o uso da Xbox Live.

Final Fantasy XIV entrou no ar em setembro de 2010 após seus testes alfa e beta terem sido adiados, permanecendo ativo até seus servidores serem desligados em 2012. A crítica foi mista para negativa: enquanto os gráficos e a música foram elogiados, outros aspectos foram muito criticados, incluindo a jogabilidade, interface e a impressão geral de que o jogo não estava completo. A reação negativa fez a Square Enix reduzir o preço da assinatura, adiar indefinidamente a versão de PlayStation 3 e eventualmente desenvolver uma versão inteiramente novo do jogo chamada Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. A recepção ruim de XIV teve um sério impacto sobre a franquia Final Fantasy, com tanto funcionários quanto executivos da Square Enix afirmando que a marca havia sido seriamente danificada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Final Fantasy é um esboço relacionado ao Projeto Final Fantasy. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.