Tumba francesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Tumba Francesa é uma tradição cultural dança e estilo que surgiu no século XVIII, em Cuba. Combina música da África Ocidental e música tradicional francesa.

"Tumba" deriva de "Tambours" em francês, drums em inglês e tambores em português. É um dos vários estilos de percussão do Haiti que produz um som muito vibrante, muitas vezes acompanhado de trompetes, geralmente tocado por bandas cubanas. As roupas dos bailarinos são coloridas e berrantes. Os tambores são tocados em Cuba e Haiti.


Tumba francesa
Contexto cultural Início do século XIX em Oriente, Cuba
Instrumentos típicos Catá, premier, bulá, segón, tambora, chachá ou maruga

Tumba francesa é um gênero afro-cubano secular de dance, song e bateria que surgiu na província Oriente em Cuba. Foi introduzida por escravos do Haiti - então uma colônia francesa conhecida como Saint Domingue - cujos proprietários foram reassentados nas regiões orientais de Cuba após a rebelião de escravos durante a década de 1790. O gênero floresceu no final do século XIX com o estabelecimento de sociedades de tumba francesa, das quais apenas três sobrevivem.

Características[editar | editar código-fonte]

Tumba francesa combina tradições musicais da África Ocidental, Bantu, de origem francesa e espanhola.Os etnomusicologistas cubanos concordam que a palavra "tumba" deriva do Bantu e Mandinka palavras para tambor.[1][2] Em Cuba, a palavra tumba é usada para denotar bateria, conjunto e performance em tumba francesa.[3]


Referências

  1. Ortiz, Fernando (1954). Los instrumentos de la música afrocubana, Vol. IV. Havana, Cuba: Cárdenas y cía. p. 114 
  2. Alén, Olavo (1986). La música en las sociedades de tumba francesa. Havana, Cuba: Casa de las Américas. p. 45 
  3. Ramos Venereo, Zobeyda (2007). «Haitian Traditions in Cuba». In: Kuss, Malena. Music in Latin America and the Caribbean: An Encyclopedic History, Vol. 2. Austin, TX: University of Texas Press. pp. 265–280 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Cuba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.