Turnera diffusa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaTurnera diffusa
damiana
Turnera diffusa (flor).

Turnera diffusa (flor).
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Turneraceae
Género: Turnera
Espécie: T. diffusa
Nome binomial
Turnera diffusa
Willd. ex Schult.
Sinónimos

Turnera diffusa, conhecida pelo nome comum de damiana, é um arbusto pertencente à família Turneraceae, nativo da América Central, México, América do Sul e do Caribe.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Damiana é um arbusto relativamente pequeno que produz flores pequenas e aromáticas. Floresce do início ao fim do verão e é seguido por frutas que provam muito semelhantemente a figos. É dito que o arbusto tem um odor um pouco como camomila[carece de fontes?], devido a um de óleo presente na planta. As folhas eram preparadas tradicionalmente em um chá que era usado por pessoas nativas da América Central e do Sul devido seus efeitos afrodisíacos[carece de fontes?]. Missionários espanhóis registraram primeiro que os índios mexicanos bebiam chá de Damiana misturado com açúcar para aumentar a potência sexual[carece de fontes?].

Os Aztecas usaram-na como remédio contra a impotência[carece de fontes?], os Maias usaram-na para prazer[carece de fontes?], e foi bebida como chá curativo pelos índios da América do Sul[carece de fontes?].

Fitoterapia[editar | editar código-fonte]

Na fitoterapia, a damiana é usada para tratar condições que variam de tosses a constipação para depressão[carece de fontes?]. O suplemento da erva tem reputação de ajudar em doenças como: enfisema, frigidez, impotência, infertilidade, menopausa, Doença de Parkinson, PMS, inflamação de próstata, doença de Lou Gehrig[carece de fontes?].

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Ritchason, J. 1995, "The Little Herb Encyclopedia, 3rd Edition" p. 70

Ligações externas[editar | editar código-fonte]