Twerk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Twerk é um estilo de dança em que grande parte dos movimentos se concentram nos quadris e em agachamentos.[1]

Origens[editar | editar código-fonte]

O nome é provavelmente uma junção das palavras twist e jerk [2] (a primeira palavra pode ser vista como giro, volta, movimento circular; e a segunda como movimentos repentinos[3]), duas palavras em inglês, já que a origem desta dança é New Orleans - E.U.A., mesmo com suas influências de danças de tribos da África Subsaariana[4], como mapouka, ela se moldou e se fortaleceu graças a presença do bounce music na região. Uma das expoentes mais populares desta dança é a bailarina Lexy Panterra.

Popularidade[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a atriz e cantora norte-americana Miley Cyrus dançou twerk no videoclipe da musica We Can't Stop. Em uma premiação do mesmo ano, Miley Cyrus fez um twerk polêmico em sua apresentação, o que se tornou o assunto mais comentado da noite.

No primeiro do videoclipe do single Work, a cantora Rihanna e os seus dançarinos apresentam uma coreografia baseada no twerk. A música e o clipe têm participação do rapper canadense Drake. Work faz parte de ANTI (2016), oitavo álbum de estúdio da barbadiana.

No Brit Awards 2016, em 24 de fevereiro, Rihanna e Drake cantaram Work. A performance foi avaliada com uma das mais sensuais da noite.

Referências