Ufo Ufes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ufo Ufes
Nome completo Ufo Ufes
Nascimento 925
Condado Portucalense
Morte
Condado Portucalense
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Rico-homem, Cavaleiro medieval do Condado Portucalense, Capitão-general do concelho de Vieira do Minho e governador de Viseu.

D. Ufo Ufes também conhecido como Ataúlfo Ataúlfes (925 -?) foi um Rico-homem e Cavaleiro medieval do Condado Portucalense, foi Capitão-general do concelho de Vieira do Minho e governador de Viseu[1][2].

A freguesia de Canelas (Penafiel) teve nas suas origens o Solar, casa e quinta de D. Ufa Ufes filha de D. Ufo Ufes.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de D. Hugo Soares Belfaguer (900 -?) e de Mendola (c. 900 -?). Casou com Teresa Soares (c. 925 -?) de quem teve:

  1. D. Vizoi Vizois (c. 950 -?) casou com Munia Goçoy.
  2. Santa Senhorinha de Bastos (c. 950 - Vieira do Minho, Mosteiro, Mosteiro de São João de Vieira 22 de Abril de 982).
  3. D. Ufa Ufes casada com Arnaldo Eris de Baião, Senhor de Baião, que veio para a Península Ibérica para ajudar a expulsar os mouros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Livro Genealógico das Famílias desta Cidade de Portalegre, de Manuel da Costa Juzarte de Brito, Nuno Borrego e Gonçalo de Mello Guimarães, 1ª Edição, Lisboa, 2002, pg. 673.
  2. História Genealógica da Casa Real Portuguesa, D. António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946, Tomo XII-P-pág. 139.
Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.