Ulfert Onken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ulfert Onken
Nascimento 14 de maio de 1925
Darmstadt
Morte 22 de abril de 2021 (95 anos)
Cidadania Alemanha
Ocupação químico
Prêmios

Ulfert Onken (Darmstadt, 14 de maio de 192522 de abril de 2021) foi um químico alemão, professor da Universidade Técnica de Dortmund.[1]

Formação e carreira[editar | editar código-fonte]

Ulfert Onken estudou química na Universidade Técnica de Darmstadt, onde obteve um doutorado em físico-química em 1958. Mudou-se então para o departamento de engenharia de processos químicos da Hoechst AG em Frankfurt, onde trabalhou dentre outros na otimização de processos.

Em 1971 aceitou o chamado de professor de química técnica na Universidade de Dortmund. O foco de seu trabalho científico foi no campo da biotecnologia e métodos de cálculo auxiliados por computador no campo da química técnica. Juntamente com ]]Jürgen Gmehling]] e Wolfgang Arlt desenvolveu o banco de dados Dortmund para propriedades termofísicas de substâncias puras e misturas. Em 1990 aposentou-se em Dortmund. A VDI-Gesellschaft Verfahrenstechnik und Chemieingenieurwesen concedeu-lhe a Medalha Emil Kirschbaum em 2000, por excelente desempenho na área de engenharia de processos térmicos.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

  • Manfred Baerns, Arno Behr, Axel Brehm, Jürgen Gmehling, Kai-Olaf Hinrichsen, Hanns Hofmann, Ulfert Onken, Regina Palkovits, Albert Renken: Technische Chemie, Wiley-VCH, Weinheim, 2013, ISBN 978-3-527-33072-0.

Referências