Ultraimpulso de Aichelburg–Sexl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em relatividade geral, o ultraimpulso de Aichelburg–Sexl é uma solução exata a qual modela o espaço-tempo de um observador se aproximando ou se afastando de um objeto gravitante esfericamente simétrico quase à velocidade da luz. Foi introduzida por Peter C. Aichelburg e Roman U. Sexl em 1971.[1]

A motivação original por trás do ultraimpulso foi considerar o campo gravitacional de partículas pontuais sem massa dentro da relatividade geral. Pode ser considerado uma aproximação ao poço gravitacional de um fóton ou outra partícula à velocidade da luz, embora não leve em consideração a incerteza quântica na posição ou no momento da partícula.

O tensor métrico pode ser escrito, em termos de coordenadas de Brinkmann, como

O ultraimpulso pode ser obtido como o limite de uma métrica, que também é uma solução exata, pelo menos se admitirmos curvaturas impulsivas. Por exemplo, pode-se tomar um pulso Gaussiano.

Nestes ondas pp de vácuo axissimétricas sobre-polarizadas, a curvatura se concentra ao longo do eixo de simetria, reduzindo-se a , e também próximo a . Como , o perfil da onda se transforma em um delta de Dirac e o ultraimpulso é recuperado.

O ultraimpulso também ajuda a entender por que observadores em movimento rápido não verão estrelas em movimento e objetos semelhantes a planetas se transformarem em buracos negros.

Referências

  1. Aichelburg, P. C.; Sexl,, R. U. (December 1971). «On the gravitational field of a massless particle». General Relativity and Gravitation. 2 (4): 303–312. Bibcode:1971GReGr...2..303A. doi:10.1007/BF00758149  Verifique data em: |data= (ajuda)