Rui Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rui Nova
Nascimento 28 de janeiro de 1964
Póvoa de Varzim
Cidadania Portugal
Ocupação cantor
Instrumento voz

Rui Nova (Póvoa de Varzim, 28 de janeiro 1964) é um cantor português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou a sua carreira artística em 1985. Animador de rádio, teve como grandes influências António Sala, Olga Cardoso e Luís Arriaga (Rádio Renascença) e ainda Álvaro Nazareth (Antena 1 e RTP). Rui Nova começou a cantar com o apoio de dois grandes amigos: José Cid e Carlos Paião.

Iniciou-se na Rádio Onda Verde - uma rádio livre (pirata) na Póvoa de Varzim, que marcou o panorama da Rádio em Portugal tendo sido motivo de reportagens de vários Jornais e Rádios nacionais.

O primeiro disco surge em 1989 (Lá Fora a Cidade Dorme) com a produção de Luís Filipe e canções assinadas por José Cid.

O LP "Fundamental" aparece em 1993 com produção e arranjos de José Cid. "Deixa-me ao menos dar-te um beijo" chegaria ao top de diversas rádios, incluindo em França e no Brasil. O álbum inclui ainda a versão de "Rock Rural" produzida pelo próprio José Cid 30 anos depois de a ter gravado originalmente.

O terceiro disco, "Moças do Meu País", foi editado em 1997. A produção e arranjos foram do Maestro José Marinho e a gravação feita no estúdio de Paco Bandeira. O tema principal foi mais um grande sucesso nacional.

Rui Nova participou em diversos programas de Rádio e Televisão. Nomeado para o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença, participaria no "Despertar ao Vivo" de António Sala e Olga Cardoso.

Em 1997 cria o seu próprio Estúdio e Editora onde passa a gravar os seus discos e a produzir outros artistas.

1998 marca a edição de "Eu quero ver o pôr-do-sol contigo" na colectânea Póvoa Cidade. Em 2001 edita o álbum "Vivó Varzim" de apoio ao Varzim Sport Club.

No ano seguinte grava o CD-Single "É por causa de ti" com produção de José Cid contando com a participação especial de Mike Seargent.

Rui Nova lançou, em 2006, o álbum: "Sempre no AR"… - a ANTOLOGIA de 20 anos de carreira e onde se inclui o tema "Amigos do Futebol" que foi um dos hinos adoptados para apoio à Selecção Nacional de Portugal no decorrer do Mundial de Futebol (2006), na Alemanha.

Em 2007 e através do Youtube chega mais um sucesso e fica conhecido como o "Mika Português" - a versão portuguesa de "Grace Kelly" de Mika, com o título "É o que tenho pra dar".

Rui Nova

Em 2010 é seleccionado para o Festival RTP da Canção, sendo um dos candidatos a representar Portugal no Festival da Eurovisão. Rui Nova concorre com o tema "Uma Canção à Cid (o sol e as estrelas)" com que chega à Grande Final do Festival RTP 2010.

Em 2015 inicia uma série de espetáculos em Orquestra com os projetos "My Way - Big Casino" (Orquestra Ritmos Ligeiros) , Rendez-Vous (Light Sound Orchestra - 2017) e "Gerações" (New Harmony Big Band - 2019). Paralelamente grava o álbum "Cumplicidades" com a cantora Ana Oliveira (onde se inclui o sucesso "Te amarei" que alcançou o top de diversas rádios) e lança o concerto com o mesmo nome nas versões Acústico e Comunidades.

Em 2020, em plena pandemia, lança o álbum "Mais Cumplicidades", com Ana Oliveira, onde se incluem os sucessos "Como eu amo a vida" e "Em nome do amor"

Em 2021, após ano e meio de paragem devido à pandemia Covid-19, lança o álbum "Um mar de canções": nova antologia com 10 canções novas e 9 sucessos de 35 anos de carreira.

Rui Nova tem levado o seu show de norte a sul de Portugal, mas também à Suíça, França, Luxemburgo e Canadá.

Como Locutor de rádio começou em 1985 na Rádio Onda Viva da Póvoa de Varzim. Passou pela Rádio Foz do Ave (Vila do Conde), Rádio Mar (Póvoa de Varzim) e Rádio Barcelos.[1]

Rui Nova é ainda fundador da Norte Litoral Tv (uma webtv que serve os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde).

Como Produtor Rui Nova tem assinado diversos trabalhos de estúdio para diversos artistas e grupos musicais. Atualmente encontra-se a produzir e a compor para a cantora Rita Sauri.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 1989 - Lá fora a cidade dorme
  • 1993 - Fundamental
  • 1997 - Moças do meu país
  • 1998 - Eu quero ver o pôr-do-sol contigo
  • 2001 - Vivó Varzim
  • 2002 - É por causa de ti
  • 2005 - Sempre no Ar
  • 2006 - Antologia "Sempre no AR"
  • 2010 - Uma canção à Cid (o sol e as estrelas) - Festival RTP
  • 2018 - Cumplicidades (Rui Nova & Ana Oliveira)
  • 2019 - Tempo de Amar - Single (Rui Nova & Ana Oliveira)
  • 2020 - Mais Cumplicidades (Rui Nova & Ana Oliveira)
  • 2021 - Um mar de canções (novas canções e Best Of... 35 anos de carreira)
  • 2021 - Bom dia, amor (Rui Nova e Olga Cardoso)
  • 2023 - A importância de amar (Time to love / важливість любити) - Single (Rui Nova & Ucrainian Friends)

Referências