Unst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Unst
Ǫmstr
Unst está localizado em: Ilhas Shetland
Unst
Coordenadas: 60° 45' N 0° 53' O
Unst.PNG
Localização de Unst
Geografia física
País  Reino Unido
Localização Shetland
Arquipélago Shetland
Ponto culminante Saxa Vord - 720m m
Área 120,68  km²
Geografia humana
População 632 (2001)
Densidade 5,97 hab./km²
Muness Castle Unst 6484.JPG
Castelo Muness, em Unst

Unst é a terceira maior das Ilhas Shetland depois da Shetland Mainland e de Yell. Faz parte das North Isles. É a mais setentrional ilha habitada das Ilhas Britânicas e tem cerca de 120 km2.[1]

Unst é uma importante colónia de nidificação de aves marinhas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Unst consiste principalmente de pastagens, com falésias na costa. A sua maior povoação é Baltasound, anteriormente o segundo maior porto de pesca de arenque, depois de Lerwick, e que agora abriga uma cervejaria, um pavilhão desportivo e o aeroporto da ilha. Outros assentamentos incluem Uyeasound, lar do Greenwell's Booth (um armazém hanseático); o Castelo Muness (construído em 1598 e saqueado por piratas em 1627); e Haroldswick, localidade famosa pelos seus museus.

As autoridades das ilhas Shetland reivindicaram, ao longo dos anos, o título de "extremo norte" do Reino Unido em várias categorias: o pequeno assentamento em Skaw, no nordeste da ilha, é o extremo norte do país; O Farol Muckle Flugga, no norte de Unst, foi inaugurado em 1858 e é o farol mais a norte da Grã-Bretanha, estando localizado perto de Out Stack, a rocha mais ao norte das ilhas.

Vestlandet fica a 300 km de distância.

Geologia[editar | editar código-fonte]

As ilhas de Unst e Fetlar são compostas principalmente de rochas ígneas ultramáficas e máficas, que fazem parte de um ofiolito,[2] uma secção da crosta oceânica do Oceano de Jápeto, destruída durante a orogenia caledoniana.

Unst já foi o local de várias pedreiras de cromita, uma das quais foi administrada pela ferrovia Hagdale Chromate entre 1907 e 1937.

Clima[editar | editar código-fonte]

Devido à sua localização geográfica, à distância de quaisquer cidades e à contaminação atmosférica, o clima da ilha é oceânico, com verões frescos e invernos relativamente frios, com temperaturas raramente superiores a 14 °C.

As temperaturas do inverno geralmente variam de 2°C a 6°C. As temperaturas médias do verão variam de 10°C a 18°C, com picos históricos de 25°C ou mais.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

Unst é o lar de importantes colónias de aves marinhas, especialmente na Reserva Natural Hermaness. Também é caracterizada pela sua flora, incluindo a Arenaria norvegica e Cerastium nigrescens, esta última espécie endémica da ilha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Haswell-Smith, Hamish (2004). The Scottish Islands. Edimburgo: Canongate. pp. 481-85. ISBN 1-84195-454-3.
  2. Scottish Geology.com. «Unst on the Scottish Geology website maintained by the Hunterian Museum». Consultado em 6 de setembro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.