Uptodown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Uptodown é um portal internacional para downloads de software de desktop e aplicativos móveis[1], criado em 20 de dezembro de 2002, com sede em Málaga, na Espanha.

Em julho de 2015 tinha um catálogo com mais de 30.000 aplicativos[2] para todos os principais sistemas operacionais, divididas em categorias temáticas e hospedados em seus próprios servidores, oferecendo para cada um deles uma página com informação disponibilizadas por sua própria equipe de editores e complementada pelas opiniões de seus usuários.

O site está disponível em doze idiomas, [3] e oferece conteúdo localizado para cada um deles, oferecendo download gratuito de qualquer programa em um ambiente de fácil navegação e seguro. Para isso, utiliza os serviços do VirusTotal, que fornece relatórios de todos os seus arquivos com base nos resultados de mais de 50 programas antivírus. Além do catálogo de aplicativos, o Uptodown tem um blog de notícias e tutoriais relacionados ao mundo do software, bem como um aplicativo oficial para Android.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Luis Hernández Garrido e Pepe Fernández Domínguez fundaram o Uptodown em 2002, graças a um projeto na Escola de Engenharia da Universidade de Málaga, no interesse de oferecer um catálogo em espanhol de aplicações grátis para Windows, Mac e Ubuntu.

Em 2006 iniciou sua expansão internacional com a tradução em inglês de seu site, que seria acompanhado de versões locais em português, francês, italiano e alemão. Entre 2006 e 2010, como parte de sua internacionalização, Uptodown alcançou vários acordos para gerenciar e servir de descarga vertical sua tecnologia para vários meios de comunicação, tais como Computer Hoy (Axel Springer) ou Ebay Espanha.

Plataformas Android[5] e iPhone tornaram-se parte do conteúdo para download da página em 2011, após o surgimento de smartphones em todo o mundo. No mesmo ano, Uptodown iniciou suas atividades na Ásia[6] incorporando portais específicos para China Japão,[7]Indonésia e Corea.[8] Uma versão posterior também inclui árabe.[9]

Conteúdos[editar | editar código-fonte]

Uptodown oferece todos os tipos de aplicações para Windows, Mac, Ubuntu, iPhone, Android e Webapps (aplicações web), incluindo aqueles que não são permitidos no Google Play.

Embora o Windows tenha sido historicamente a plataforma com mais atividade e número de downloads, o Android ultrapassou 50% do tráfego da Web em fevereiro de 2014.[10]

Páginas relacionadas[editar | editar código-fonte]

   Uptodown.com

   Blog da Uptodown

   Uptodown Brasil

Referências[editar | editar código-fonte]