Usuária:TamiresAnsanelo/Testes18

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nervo: Ramo superficial do nervo radial
Gray812and814.svg
Diagrama de distribuição segmentar dos nervos cutâneos da extremidade superior direita. Radial superficial é rotulado à direita.
Nerves of the left upper extremity.gif
Nervos da extremidade superior esquerda.
Latim ramus superficialis nervi radialis

O ramo superficial do nervo radial passa ao longo da frente do lado radial do antebraço ao começo do seu terço inferior. Ele é um nervo sensorial.

Encontra-se inicialmente ligeiramente lateral à artéria radial, oculta sob o braquiorradial. No terço médio do antebraço, encontra-se atrás do mesmo músculo, próximo ao lado lateral da artéria.

Ele fecha a artéria cerca de 7 cm. acima do pulso, passa sob o tendão do braquiorradial, e perfurando a fáscia profunda, divide-se em dois ramos: lateral e medial.

Ramo Lateral[editar | editar código-fonte]

O ramo lateral, o menor, fornece o lado radial do polegar (por um nervo digital), a pele do lado radial e a esfera do polegar, juntando-se com o ramo volar do nervo cutâneo antebraquial lateral.

Ramo medial[editar | editar código-fonte]

O ramo medial comunica-se, acima do pulso, com o ramo dorsal do cutâneo antebraquial lateral e, no dorso da mão, com o ramo dorsal do nervo ulnar.

Em seguida, divide-se em quatro nervos digitais, que são distribuídos da seguinte forma: o primeiro fornece o lado ulnar do polegar; O segundo, o lado radial do dedo indicador; O terceiro, os lados adjacentes dos dedos índice e médio; O quarto se comunica com um filamento do ramo dorsal do nervo ulnar, e fornece os lados adjacentes dos dedos médio e anelar.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências

Este artigo incorpora o texto em domínio público da 20a edição da Anatomia de Gray (1918)


Categoria:Nervos do membro superior