Usuário:GabrielStella/Testes2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Ocupada Ocupada Livre Ocupada Ocupada Livre Ocupada Livre Ocupada Livre Livre Livre
Como apresentar uma candidatura

Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem apresentar novas candidaturas.

  1. Certifique-se que o artigo cumpre todos os critérios para ser um artigo em destaque ou artigo bom e não candidate o artigo se ele desobedecer a qualquer uma das condições. Caso se trate da tradução de um artigo de outra Wikipédia, a tradução deve estar bem feita.
  2. Escolha se quer fazer a indicação para artigo bom ou para artigo destacado.
  3. Na caixa que está localizada mais abaixo nesta página, com o título "Coloque o título da discussão aqui", escreva o nome do artigo após a barra e clique no botão "Criar discussão".
  4. Surgirá uma nova página, na qual você deve escrever os motivos pelos quais candidata o artigo (não se esqueça de assinar). O prazo de candidatura surgirá de modo automático.
    1. Caso já tenha ocorrido uma discussão, arquive a página da discussão anterior antes de criar uma nova discussão. Assim, se o título da página de discussão for da forma "Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/NOMEDOARTIGO", ela deve ser movida para "Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/NOMEDOARTIGO/1" (ou o primeiro número disponível, caso este já tenha uma outra discussão).
  5. Clique aqui e coloque um dos seguintes códigos logo abaixo do cabeçalho da tabela, lembrando-se de substituir "nome do artigo" pelo nome do candidato a destaque:
    • {{EAD/Link|nome do artigo|auto}}, para artigo destacado; ou
    • {{EAB/Link|nome do artigo|auto}}, para artigo bom.
  6. Coloque a predefinição {{Candidato a destaque}} ou {{Candidato a bom}} no topo da página de discussão do artigo que deseja candidatar.
Regras de discussão
  1. A escolha se dará após consenso.
  2. Somente podem opinar usuários registrados que efetuem o login antes de opinar e que tenham direito ao voto.
  3. Antes de opinar é fundamental conhecer os critérios que descrevem o que são um artigo destacado e um artigo bom. Estando a par dos critérios, leia integralmente o texto do artigo proposto. A opinião deve refletir uma análise imparcial e objetiva da sua forma e conteúdo.
  4. Serão aceitas duas opiniões, utilizando Apoio ({{Apoio}}) e Não apoio ({{Não apoio}}). Caso o artigo esteja sendo proposto para destaque, mas cumpre apenas com os critérios de bom, deverá ser utilizado Apoio para artigo bom ({{Apoio|Apoio para artigo bom}}).
  5. Todas as opiniões dadas deverão ser justificadas. As favoráveis, devem ser dadas com base em partes do artigo, ressaltando os pontos que o elegem como um artigo destacado ou bom. Já as contrárias devem apresentar todos os pontos identificados que não o tornam destacado ou bom. A opinião poderá ser anulada caso apresente alguma das seguintes alternativas:
    1. Sem justificativa;
    2. Justificativa vaga ou que não se baseia nos critérios;
    3. Ofensas ou ataques, tanto ao artigo como ao proponente;
  6. A sessão de discussão servirá apenas para a discussão do artigo proposto. Outros temas discutidos, como intrigas, atitudes de editores em outros casos, entre outros, poderão constituir-se como vandalismo.
  7. Pode-se alterar a opinião durante o período de discussão. Para tanto risque-a (utilizando ....) e não a apague. A opinião também pode ser pura e simplesmente retirada, sem alteração, também riscando-a.
  8. Se o proponente quiser desistir da candidatura, pode colocar um aviso na página de discussão. Caso alguém se prontifique a implementar as sugestões dadas durante o período de avaliação no lugar do proponente, a discussão não será interrompida. Uma candidatura pode também ser interrompida caso haja consenso entre os avaliadores que o artigo não atinge os critérios mínimos para ser avaliado. Nesse caso, o link para a página de discussão é transposto para a página candidaturas interrompidas. O aviso pode ser colocado com {{Candidatura interrompida|motivo|~~~~}}.
  9. Caso em um período de 15 dias a discussão já atingir um consenso que promova o artigo para destacado ou bom, a mesma poderá ser encerrada. Se nesse período ainda não for atingido o consenso, a discussão será prorrogada por um período máximo de 30 dias.
Como encerrar uma discussão

O encerramento não deve ser feito pelo proponente ou pelos principais autores do artigo em questão para evitar problemas de conflito de interesse.

A discussão poderá ser encerrada em 15 dias, caso já haja um consenso para a promoção do artigo, tanto para destacado como para bom. Caso ainda não haja um consenso para promoção do artigo, ou o mesmo estiver passando por melhorias, a discussão será ampliada para 30 dias.

Candidatura aprovada (artigo de destaque)
  1. Um artigo será considerado "artigo destacado" quando se verifiquem as seguintes condições:
    1. Consenso absoluto para a promoção do artigo, no período de 15 dias ou até os 30 dias.
    2. Não havendo nenhuma sugestão de mudança em aberto.
  2. Para encerrar a discussão, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da discussão|tipo=1}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o artigo em si e acrescente a predefinição {{artigo destacado}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do artigo substitua {{candidato a destaque}} por {{Destacado|data=data de término da discussão|oldid=número da versão do artigo quando foi destacado}}. Pode também usar {{História do artigo}}.
  5. Acrescente o artigo à lista de artigos destacados.
  6. Retire da lista abaixo o link para a página de discussão do artigo.
  7. Adicione o nome do artigo à Predefinição:NovoCD seguindo as instruções e ao fundo da lista da Predefinição:AD aleatório.
  8. Acrescente o artigo à lista de espera de artigos para destacar na página principal, escolhendo a próxima data disponível. O link para a página da discussão ("Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Nome do artigo") também deverá ser incluído.
  9. Acrescentar o artigo ao fundo da predefinição Em destaque/listagem.
  10. Verifique a diferença da numeração do artigo recém-destacado na listagem e o que está atualmente na página principal. Atualmente esta diferença é de -1846 artigos. Caso esta diferença seja menor que 10 artigos, solicite a um administrador o aumento do tempo de permanência na página principal para 7 dias aqui. Caso a diferença seja maior que 20 e o tempo de permanência na página principal forem 7 dias, solicite a um administrador a redução do tempo de permanência para 3,5 dias aqui.
  11. Se o artigo já for um "artigo bom", vá à lista de artigos bons e remova-o. Além disso, vá à outra listagem de artigos bons e adicione em "Elevado ou Rebaixado de Destaque": '''Sim''' [[Imagem:Symbol support vote.svg|Destaque]].
Candidatura aprovada (artigo bom)
  1. Um artigo será considerado "artigo bom" quando se verifiquem as seguintes condições:
    1. Consenso absoluto para a promoção do artigo, no período de 15 dias ou até os 30 dias.
    2. Não havendo nenhuma sugestão de mudança em aberto.
  2. Para encerrar a discussão, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da discussão|tipo=2}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o artigo em si e acrescente a predefinição {{Artigo bom}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do artigo substitua {{Candidato a bom}} por {{Bom|data=data de término da discussão|oldid=número da versão do artigo quando foi promovido a bom}}.
  5. Acrescente o artigo à lista de artigos bons.
  6. Retire da lista abaixo o link para a página de discussão do artigo.
  7. Adicione o nome do artigo ao fundo da lista da Predefinição:Bom aleatório.
  8. Acrescente o artigo à lista de candidaturas que foram considerados bons. O link para a página da discussão ("Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Nome do artigo") também deverá ser incluído.
Candidatura recusada
  1. Um artigo será considerado "artigo normal" quando se verifiquem as seguintes condições:
    1. Não havendo consenso para a promoção do artigo em até 30 dias.
    2. Havendo sugestões de mudanças em aberto, sem avaliação do proponente.
  2. Dirija-se à página de discussão do mesmo e troque a predefinição {{candidato a destaque}} ou {{candidato a bom}} pela {{história do artigo}}.
  3. Para encerrar a discussão, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da discussão}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  4. Retire da lista abaixo o link para a página de discussão do artigo.
  5. Acrescente o link para a discussão à lista de candidaturas reprovadas.
Recandidatura de um artigo
  1. Caso não tenha sido atingido um consenso para a promoção do artigo, o mesmo só poderá ser recandidatado após um período de 10 dias, e deverão ser apresentados as alterações feitas.
  2. Se o artigo não apresentar mudanças que o façam cumprir com os critérios, a candidatura será interrompida imediatamente, não podendo ser reaberta até o artigo apresentar as mudanças necessárias.