Usuário(a):Guigaobjj/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaGuigaobjj/Testes

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Género: Centronycteris
Espécie: C. maximiliani
Nome binomial
Centronycteris maximiliani
Distribuição geográfica

Sinónimos
  • calcaratus Schinz, 1821
  • wiedi Palmer, 1898

O morcego-de-pêlo-duro (Centronycteris maximiliani) é uma espécie de morcego nativa da América do Sul.

Características[editar | editar código-fonte]

Morcegos são os únicos mamíferos que possui habilidade de voar ativamente, um aspecto que deu a esses animais acesso a diversos ambientes. Ademais, as variedades de espécies de morcegos descobertas em áreas neotropicais estão relacionadas à significativa abundância de papéis funcionais que esse grupo desempenha. O amplo aspecto de hábitos alimentares dos morcegos e os diferentes modos de exploração dos ambientes em que vivem fazem com que esses organismos participem diretamente de vários processos ecológicos mantenedores da biodiversidade e da saúde ambiental, dentre os quais destacam-se as interações com espécies vegetais, incluindo a polinização e a dispersão de sementes, e com outras espécies animais, como é caso do controle de populações de insetos pelos morcegos.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Os morcegos frugívoros neotropicais têm notável preferência alimentar por plantas pioneiras dos gêneros Cecropia (embaúbas), Vismia (lacres) e Solanum (jurubebas). Essas plantas estão presentes nos estágios iniciais dos processos de sucessão vegetal, sendo, portanto, primordiais para a recuperação de ambientes degradados.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Se distribui por Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Pode ser encontrada no norte da América do Sul. Tem sido encontrada em florestas úmidas primárias de terras baixas, com altitudes de até 300 m, mas ocorre também em áreas de vegetação secundária. Recentemente, reportaram a ocorrência de C. maximiliani em áreas de campina e campinarana no Parque Nacional do Jaú, Estado do Amazonas, com base na identificação de chamados de ecolocalização. Quanto ao uso de abrigos, um exemplar de C. maximiliani foi encontrado pendurado sob folha de melastomatácea na Guiana Francesa[1].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Reis, Nelio R.; Peracchi, Adriano L.; Pedro, Wagner A.; Lima, Isaac P. Morcegos do Brasil. [S.l.: s.n.] 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SIMMONS, N. B. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 312-529.
  • SAMPAIO, E.; LIM, B.; PETERS, S. 2008. Centronycteris maximiliani. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 16 de dezembro de 2008.
  • Martins F.; Castilho A.; Campos J.; Hatano F.; Rolim S.; FAUNA DA FLOR ESTA NACIONAL D E CARAJÁS
Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.