Usuário(a) Discussão:Anuar Auad

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Indicação de eliminação rápida para a página Usuário(a):Anuar Auad[editar código-fonte]

Olá, Anuar Auad. A página Usuário(a):Anuar Auad que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • U1: Página de usuário imprópria. Lembre-se de que a página não pertence a você. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

FSogumo (discussão) 12h35min de 15 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Página de usuário[editar código-fonte]

Prezado(a) Anuar Auad, sua página de usuário é um espaço público sobre você, mas que não lhe pertence, devendo servir apenas para assuntos relacionados a suas habilidades pessoais e contribuições ao projeto. Por isso, considere refazê-la de acordo com a política da Wikipédia. FSogumo (discussão) 12h35min de 15 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Homenagem do Dr.SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO Ex-Professor Titular, Departamento de Dermatologia - USP[editar código-fonte]

Homenagem póstuma ao dermatologista, professor e pesquisador do pênfigo foliáceo sul-americano, no Estado de Goiás.



Soube da morte de Anuar logo após o ocorrido. Um aneurisma da aorta retirou do nosso convívio, o pai exemplar, o dermatologista e pesquisador, o professor, o amigo de todos e particularmente para mim, um colega cuja amizade era a de um irmão. Não lembro quando e onde encontrei Anuar pela primeira vez. Talvez em um congresso brasileiro de Dermatologia, mas deste primeiro encontro iniciou-se nossa amizade.

Anuar nasceu em Nova Granada, SP, e diplomou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Guanabara, em 1951. Nos anos subsequentes fez sua formação dermatológica no Serviço do Professor F.E. Rabello e no Serviço de Dermatologia do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, RJ, radicando-se, depois, em Goiânia. O pênfigo foliáceo tinha aspectos endêmicos em Goiás e Anuar imediatamente dedicou-se ao estudo da moléstia, assumindo em 1954 a direção do Hospital do Pênfigo de Goiânia. Seus estudos e pesquisas foram publicados na tese de sua autoria, sobre pênfigo foliáceo sul-americano no Estado de Goiás, marco fundamental no nosso conhecimento sobre a epidemiologia da moléstia naquele Estado. Outra importante contribuição de Anuar foi na terapêutica do vitiligo com a introdução do extrato da Brosimum gaudchaudii. Pelo seu trabalho sobre pênfigo, dermatite de Duhring e penfigóides conquistou o Prêmio João Paulo Vieira, em 1969.

Na área universitária ingressou em 1963 como professor assistente de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, posteriormente professor adjunto, tendo sido chefe da Clínica Dermatológica e do Departamento de Medicina Tropical, além de Diretor do Instituto de Patologia Tropical. Encontrava-se em plena atividade docente quando de seu falecimento. Participou de inúmeras atividades associativas particularmente na Sociedade Brasileira de Dermatologia tendo sido Vice-Presidente em 1970. Foi também Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira em 1967/1968, Tesoureiro do Conselho Regional de Medicina de Goiás em 1958 e Presidente do XXVII Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado em Goiânia em 1970.

Exerceu vários cargos públicos, entre eles o de Secretário da Saúde do Estado de Goiás em 1975 e 1976. Anuar Auad recebeu inúmeras vezes o reconhecimento e a admiração dos seus alunos e conterrâneos. Foi homenageado, patrono ou paraninfo de várias turmas de formandos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Recebeu o título de Cidadão Goianense em 1964, de Cidadão Benemérito de Nova Granada em 1972 e a Ordem do Mérito Anhangüera do Governo do Estado de Goiás, em 1977.

Anuar Auad foi um iniciador, criador e lutador. Caiu ainda em plena luta, porém será sempre lembrado. Pela sua vida, exemplo admirável de esforço, trabalho e conquistas, e pela sua obra, contribuição importante e perene para a Dermatologia brasileira. Anuar Auad (discussão) 12h39min de 15 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Caro(a) editor(a), bem-vindo(a) à Wikipédia. Encontramos problemas na edição que fez na página Wikipédia:Critérios de notoriedade/Biografias/Proposta. A edição teve de ser revertida por não ser adequada para a Wikipédia. Se quiser experimentar a funcionalidade de edição pode fazê-lo à vontade na página de testes da Wikipédia. Recomenda-se a leitura das páginas Breve introdução sobre a Wikipédia, O que a Wikipédia não é e Erros comuns na Wikipédia. Obrigado pela compreensão. Stuckkey (discussão) 12h43min de 20 de maio de 2018 (UTC)[responder]