Usuário Discussão:Indech/2004

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


I N D E C H : S A G A
Ano Um
Capítulo Um | Dois | Três | Quatro | Cinco

Imortalidade

Dez 04 Prólogo
Jan | Mai 05 Admirável Mundo Novo
Jun 05 A Sociedade do Anel
Jul | Ago 05 Batman Begins
Set | Nov 05 O Retorno do Jedi
Dez 05 Clube da Luta

Os Simpsons

Olá indech,

Vejo que editas Os Simpsons. Uma dica: não carregues a imagem da Wiki em inglês, pois ela está sujeita a direitos de copyright e deverá ser apagada da wiki.pt se for carregada. Marcelo Schlindwein 15:57, 17 Dez 2004 (UTC)

Esportes e desporto

Indech, convinha discutires a criação da categoria Esportes. É que já existe a categoria desporto que significa o mesmo, só que em português do padrão europeu e africano. O mais provável é que estejas a ter esse trabalho todo para termos de o reverter depois. mais valia conversar com os outros wikipedistas, por exemplo na esplanada. espera um pouco antes de continuar essa tarefa... Manuel Anastácio 04:27, 18 Dez 2004 (UTC)

Caro indech: para assinar os seus comentários basta carregar quatro vezes no til (~). Agora: sempre que um desporto ou qualquer outro tema de artigo tenha várias designações, em Portugal, no Brasil ou em regiões diferentes do mesmo país, não se devem fazer artigos separados mas, sim, redireccionamentos. No primeiro parágrafo devem aparecer todas as designações possíveis a negrito, podendo-se explicar onde são utilizadas. Veja, por exemplo, o que foi feito em Berimbau. Para fazer o redireccionamento basta criar a página com a seguinte frase #REDIRECT[[artigo destino]] que é o que vou fazer, por exemplo, no artigo rúgbi, que ainda não existe com essa designação mas que, se for procurado assim por alguém, descobrirá o que procura em râguebi (forma que, aliás, parece-me mais brasileira que portuguesa - eu, que sou português, não me lembro de ler tal coisa nos jornais cá da terra...). Quanto às categorias, propus, na página Wikipedia:Esplanada que se criasse uma categoria do género Categoria:Desporto (esportes) em vez de se privilegiar uma das formas. Podes dar, lá, a tua opinião. Bom trabalho. Manuel Anastácio 05:10, 18 Dez 2004 (UTC)

Está à vontade. Há usuários que não gostam de se dirigir para a comunidade. Acham que é burocracia a mais. Eu acho apenas que é a única forma de trabalharmos sem ser uns contra os outros. Vai até à esplanda e dá a tua opinião. Sempre que precisares de ajuda, conta comigo. Manuel Anastácio 05:19, 18 Dez 2004 (UTC)


Quando criares artigos, tenta colocar o termo que dá nome ao artigo na primeira frase, a negrito (vê o que fiz em Caatinga). Se o artigo é apenas um início a ser desenvolvido mais tarde (porque a wikipédia não é um dicionário), deves colocar também a frase {{esboço}}. Fica bem. Vou dormir. Até breve, espero. Manuel Anastácio 05:25, 18 Dez 2004 (UTC)

Categorias

Caro Indech,

Acho uma categoria para estações do ano ou Faixas etárias um pouco exagerado. Quantos artigos achas que essas categorias vão ter? --Marcelo Schlindwein 00:50, 20 Dez 2004 (UTC)

Quente

Indech, o artigo "quente" não é um artigo. É um verbete de dicionário. Para isso existe o wiccionário. Na wikipédia os artigos devem ter títulos que supostamente abordam um tema que pode ser desenvolvido. Mais cedo ou mais tarde ( não o vou fazer já porque seria desrespeito pelo trabalho sério que já desenvolveu) o "artigo" quente será transformado num redirect para calor. Se quiser definir apenas uma palavra, creio que deverá contribuir para o wiccionário. Na wikipédia desenvolvemos temas um pouco mais gerais que o mero significado de uma palavra. Espero que perceba se vir, mais cedo ou mais tarde alguns dos seus artigos transformados em redirects. Quente não é entrada de dicionário (é algo que não se pode desenvolver - a não ser que seja o nome de um filme, de um livro ou algo do género), calor, sim... Manuel Anastácio 23:56, 21 Dez 2004 (UTC)

Já sei que me vai dizer que quente não é o mesmo que calor - pois não. Mas o que houver a dizer sobre a palavra quente deve ser dito no artigo calor porque a palavra quente, só por si, não permite nem justifica um artigo enciclopédico: justifica, isso sim, uma entrada de dicionário). Não se esqueça: a wikipédia não é um dicionário.Manuel Anastácio 23:59, 21 Dez 2004 (UTC)

Indech, realmente, na versão inglesa existe um artigo de desambiguação sobre "hot" e, em alguns aspectos, são referidas vários significados da palavra. Isso é próprio das páginas de desambiguação. Repara no entanto que aquilo que em inglês tem razão de ser, em português não tem bem o mesmo significado. Em Portugal, tanto quanto sei, não se diz da comida picante que está quente (diz-se, talvez "que arde"), mas isso é um pormenor (não sei se no Brasil se diz que a comida é quente por estar apimentada). Repara, no entanto, que são propostos outros significados que, por sua vez, remetem para artigos válidos: repara que existe uma ligação para um artigo sobre um grupo musical chamado "hot", para "comida picante" e para "radioactividade" - repara que o facto de existir na wiki em einglês não significa que o artigo é bom. Há ainda artigos maus na wiki inglesa! Mas o caso em que pegaste tem lógica na perspectiva com que é tratada na wiki en. porque a partir de uma página de desambiguação se remete para artigos que podem ser aquilo que alguém procura quando vai à procura de "quente" - não se limita a explicar o significado da palavra, tal como fizeste. Vou ver se consigo fazer algo do artigo, parecido com a desambiguação da wiki em inglês. Manuel Anastácio 01:32, 22 Dez 2004 (UTC)

Bem, voltei a colocar o artigo que vai ficar como artigo de desambiguação. Ao interagir consigo apercebi-me que se podia fazer uma página de desambiguação. O importante é identificar bem essas páginas com a tag {{desambiguação}} e tentar, ao máximo, que a página remeta para artigos a sério. Efectivamente, as páginas de desambiguação são importantes para organizar as ideias. Na altura quando lhe chamei a atenção só tinha lido a primeira versão da página. A segunda estava mais próxima do que seja uma página de desambiguação. Agora repara ( vou, mesmo passar a chamá-lo por tu) que na página "temperatura" há uma ligação para quente. O melhor é, para que não se sobrecarregue o servidor da wikipédia, que no artigo temperatura, a palavra quente ligue directamente para calor (e não para sensualidade, lencinho queimado, pimenta ou outro artigo que parta da página de desambiguação), porque quem carregar lá estará à procura de informações sobre calor e não sobre outra coisa. Para isso, em vez de estar [[quente]], é melhor aparecer [[calor|quente]].

Só mais uma coisa: Indech, nem eu nem ninguém manda mais na wikipédia que você. Você pode discutir e defender as suas opiniões. Eu posso e devo mudar de opinião se me derem argumentos. É para isso que existem as páginas de discussão. Bom trabalho. Manuel Anastácio 01:56, 22 Dez 2004 (UTC)

OK, Daniel... :). Manuel Anastácio 15:48, 22 Dez 2004 (UTC)

Apenas complementando, o conceito físico de calor tem tanto a ver com quente quanto com frio. --E2m 21:54, 22 Dez 2004 (UTC)

Clubes brasileiros de futebol

Oi Daniel

Gostaria de te ajudar, você poderia explicar o que aconteceu? gbitten 22:52, 22 Dez 2004 (UTC)


Acho que você está confundindo o artigo Clubes brasileiros de futebol com a categoria categoria:Clubes brasileiros de futebol. gbitten 23:12, 22 Dez 2004 (UTC)

Olá, Indech. Escreveste: Olá, eu gostaria de saber se foi você que alterou a categoria "Clubes brasileiros de futebol" retirando a separação por estados e todos os times que seriam ali colocados
Não, não mexi nessa categoria desde 26 de novembro, quando escrevi:
Esta categoria contém páginas sobre os clubes de futebol do Brasil
Se fores no histórico da página, verás: (atu) (ult) 09:21, 26 Nov 2004 Mschlindwein
Aliás, que eu saiba, não tem como "mexer" numa página de categoria. Só se pode editar a descrição da categoria, o que eu fiz em 26/11. Marcelo Schlindwein 23:21, 22 Dez 2004 (UTC)


Caro Indech, sugiro que classifiques a página Clubes brasileiros de futebol na CATEGORIA Clubes brasileiros de futebol. O que achas da idéia? Marcelo Schlindwein 23:32, 22 Dez 2004 (UTC)

Acho que pode-se deixar assim. Tua lista é interessante, pois mostra os clubes por estado. Como cada clube (artigo de clube) está classificado na categoria, eles aparecem na categoria automaticamente. Eu só tomaria cuidado para que tua lista tenha os nomes dos clubes tais como foram criados os artigos, assim tudo combina com tudo, a tua lista e a lista de clubes da categoria. A tua lista terá certamente clubes cujos artigos ainda não foram criados, e que por isso não se encontram na categoria! Bom trabalho, te diverte! --Marcelo Schlindwein 23:44, 22 Dez 2004 (UTC)

Daniel, sugiro que você leia o artigo Wikipedia:Categorias para apreder sobre as categorias. Caso queira fazer grandes mudanças nas categoria é adequado que proponha para a comunidade no Café dos categorizadores. A propósito sobre a sua sugestão de colocar o nome completo dos times nos títulos dos artigos, eu acho boa, porem também acho adequado que proponhas na Esplanada já que envolve a mudança de títulos de muitos artigos. E viva meu menguinho que não caiu para segunda divisão. gbitten 23:59, 22 Dez 2004 (UTC)

Respondendo tua pergunta, acho que o Gustavo tem razão aí em cima... Trocar o nome dos artigos deve ser proposto na Esplanada. O que podes fazer é criar o artigo Clube de Regatas Flamengo, por exemplo, e desenvolver lá algo geral, sobre todos os esportes do clube, história, presidentes, etc, inserindo o link para Flamengo (clube de futebol) quando fores falar de futebol. Acho essa solução rápida, eficaz e, ainda por cima, rica, pois acrescenta algo na Wikipédia! Abraços colorados, --Marcelo Schlindwein 00:05, 23 Dez 2004 (UTC)

Olha, eu acho que não faz mal nenhum mudares o artigo para o nome correcto. Aliás, foi o que fiz antes de ler os comentários acima para o caso do Flamengo. Para mudares o nome de um artigo carregas em "mover" e escreves o nome do novo artigo. Se esse artigo já existir, fazes um redireccionamento a partir do primeiro artigo e fundes a informação com o segundo. Desculpa se não te respondi logo. Abraço. Manuel Anastácio 01:23, 23 Dez 2004 (UTC)

Desambiguação

Indech, escreveste: Em tempo: esqueci de perguntar... como se categoriza uma página de desambiguação com temas absolutamente diferentes?

Desculpa a demora da resposta. Uma página de desambiguação deve ser marcada com a predefinição {{desambiguação}}, que contém uma categoria adequada onde são classificadas automaticamente as páginas de desambiguação. Abraço, Marcelo Schlindwein 14:36, 25 Dez 2004 (UTC)