Usuário(a) Discussão:Ivana Bentes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Ivana Bentes, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! - Assinado por

Caro Patrick, fui eu quem escrevi e publiquei o texto resumo sobre Arthur Omar, texto-release que é de uso livre, publicado em diferentes folders e catálogos e sobre o qual não incide nenhum direito autoral. O texto não tem nada a ver com a Universidade Estácio de Sá (deve ter sido divulgado quando da sua ultima exposição através do Boletim (de mera divulgação) chamado Universidarte. Sou professora da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadora de cinema e artes visuais e curadora da obra de Arthur Omar (arthuromar@uol.com.br) e estou colocando suas informações na Wikipedia. Não tenho nenhuma experiência com esse banco de dados, mas acho o projeto maravilhoso, espero poder colaborar mais. Gostaria de saber como colocar meus proprios textos e textos de ensaios sobre arte brasileira, cinema, novas tecnologias, etc.

Como fazer para colocar o texto de volta?

Um abraço e obrigada. Ivana Bentes 17:00, 2 Ago 2004 (UTC)

Ivana, peço desculpas se minha atitude pareceu um tanto rude. Sugiro que você coloque essa informação sobre a autoria original do texto na página de discussão do respectivo artigo. Lembro ainda que ao publicar seu texto na wikipédia você não está apenas concordando com sua livre distribuição, mas também com sua livre alteração. Mais detalhes em GNU FDL.
Por último, tenho que lhe perguntar também se o texto que você escreveu foi produzido por conta própria ou para alguma instituição e se essa instituição não reservou para si o direito autoral sobre o material. --Patrick 16:00, 2 Ago 2004 (UTC)

ESCLARECENDO AUTORIA E DOMINIO PUBLICO Caro Patrick, o texto foi escrito como um RELEASE para divulgação e pode ser alterado, atualizado e desenvolvido por qualquer pessoa. Já foi publicado na internet, em folders, enviado para jornais, sites etc. sempre enviado por mim ou pelo artista ou circulando livremente.. Nenhuma instituição, galeria ou livro tem direito sobre textos de divilgação não assinados, que eu saiba. Esse, em especial, foi escrito por mim a pedido do próprio Arthur Omar, ou seja o direito autoral é exclusivamente meu e o estou liberando para uso público. Todas as entradas que criamos serão, quando postadas por mim, preenchidas por textos escritos ou por mim ou pelo proprio artista para seus catálogos e quando eventualmente tivermos textos de outros criticos e curadores será pedido autorização para tal. . Sobre esses textos, descritivos de obras ou com pontos de vistas do artista sobre sua própria producão também não incide direito autoral. Foram todos feitos em co-produção com a Cortex Digital para catálogos e livros e nos responsanilizamos pelo colocação desses textos em dominio público. O máximo que as editoras pedem, no Brasil, é que seja citada a fonte, tipo (trecho de texto ou texto publicado pela Editora tal, etc. etc.)

Um abraço e obrigada pela resposta rapida Ivana Bentes 17:00, 2 Ago 2004 (UTC)

P.S. Gostaria de saber como colocar o link para o site www.arthuromar.com

Digite: http://www.arthuromar.com/ Resultado: http://www.arthuromar.com/
ou
Digite: [http://www.arthuromar.com/ Página de Arthur Omar] Resultado: Página de Arthur Omar
Wikipedia:Como editar uma página - Wikipedia:Como editar a Wikipedia

Extrato da GNU FDL:

GNU head Está autorizada a cópia, distribuição e a modificação deste documento segundo os termos da licença de documentação livre GNU, versão 1.2 ou qualquer outra que posteriormente seja publicada pela Fundação de Software Livre (Free Software Foundation); sem secções invariáveis (Unvariant Sections), textos de abertura (Front-Cover Texts), nem textos de conclusão (Back-Cover Texts).

Existe uma cópia em inglês desta licença no artigo Text of the GNU Free Documentation License.



Ivana, só um pequeno esclarecimento: Textos produzidos e divulgados como notas de imprensa ou similares são, na prática, lançados em domínio público, e os jornalistas (ou quem quer que os receba) tem o direito de os utilizar e alterar como muito bem entenda. Às vezes há algumas restrições, que têm de ficar explícitas nos documentos, e em geral isto implica confiança na deontologia dos jornalistas, mas é basicamente isso.
Mas isso já não é assim tão claro com folhetos e outro tipo de material impresso, que não seja distribuído como nota de imprensa. Esse material, mesmo se não assinado, e mesmo que na maioria dos casos seja distribuído com o objectivo de ser reutilizado, pode (e repito: pode) estar sujeito a direitos de autor. Quem editar o folheto pode criar problemas a quem o utilizar e/ou alterar sem autorização. Ou seja: nós não podemos partir do princípio de que algo que está distribuído em forma de folheto é de uso livre.
Já agora, isto não tem a ver com o seu caso específico: é um esclarecimento genérico. --Jorge 17:09, 2 Ago 2004 (UTC)

Também gostaria de me desculpar caso eu tenha parecido um tanto agressivo em minhas mensagens. Fico extremamente feliz em ver uma acadêmica contribuindo para a Wikipédia. PS: fica aqui uma sugestão: dê uma olhada no artigo UFRJ... lá tem um link vermelho para a Escola de Comunicação ;). Escrevi um esboço sobre a Escola Nacional de Belas Artes, e talvez eu possa ter escrito alguma bobagem. --GAF 23:27, 2 Ago 2004 (UTC)

Assinatura de artigos[editar código-fonte]

Ivana, queria apenas chamar a atenção que os artigos da wikipédia não são assinados no fim. Se quiser creditar o seu trabalho, basta estar logada quando fizer as suas contribuições. Ao gravar, o histórico das alterações do artigo ficará automaticamente com o seu nome. Se clicar em "História" terá acesso a todas as modificações do artigo, com a indicação do usuário responsável por elas (ou, no caso de um anónimo, o IP). Quando quiser fazer comentários nas discussões, também lhe pedia para assiná-los. Se estiver logada, basta, apenas, carregar quatro vês no ~. Ao gravar o comentário, este ficará automaticamente assinado. Obrigado e boas contribuições. Manuel Anastácio 16:46, 2 Ago 2004 (UTC)

Ivana, ainda tem dúvidas quanto à forma como pode incluir os seus textos? Se for o caso, pergunte o que quiser saber... O melhor local para tirar dúvidas é na Wikipedia:Esplanada. Manuel Anastácio 16:51, 2 Ago 2004 (UTC)


OUTRAS DUVIDAS

Obrigada pelos esclareciemntos Jorge e Manuel. Tenho que colocar no final de cada Verbet o COPYLEFT? Extrato da GNU FDL:

C É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation. Uma cópia da licença está inclusa na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".

Ivana Bentes 17:25, 2 Ago 2004 (UTC)

Não é necessário. Ao colocar os textos na Wikipédia já está, implicitamente, a colocá-los nesses termos... Manuel Anastácio 17:36, 2 Ago 2004 (UTC)

Ivana,

Benvinda a Wikipedia. Tomei a iniciativa de adequar o estilo do artigo Arthur Omar ao padrão da wiki, note que não alterei o conteúdo. Caso considere inadequado basta reverter minha modificações.--gbitten 07:08, 4 Set 2004 (UTC)

Projeto: Cinema[editar código-fonte]

Olá, Ivana

Criei recentemente um projeto na Wikipédia para reunir colaboradores interessados em cinema. O objetivo é estabelecer padrões e modelos para a criação de artigos sobre o tema a partir de discussões envolvendo os usuários. Observei suas contribuições, especialmente no artigo sobre Arthur Omar, e pensei que talvez você tenha interesse em participar. Neste caso, por favor, veja a página Wikipedia:Projetos/Cinema. Obrigado, Loge | fogo! 06:54, 30 Abr 2005 (UTC).


Quanto à imagem Triste Tropico.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Triste Tropico.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Rei-artur 23:22, 7 Março 2006 (UTC)

Resolvi te escrever por que acabei de ler seu texto em "carta capital" e o achei interessantíssimo. Parabéns pela qualidade e quantidade de informações colocadas em discussão no artigo, por que embora saibamos que o tema é urgente e emergente, ainda há pouca discussão interessante sobre o assunto. Só gostaria de fazer uma única e mísera adição: Ao discutir a possibilidade infinita de reprodução você mencionou duas mídias e dois formatos, a saber, Cd's, DVD's, MP3 e MP4. Cd's e dvd's tudo bem, são superfícies materiais que a gente inevitavelmente compra quando quer. Agora, mp3 e mp4 são formatos de arquivo, não são arquivos em si, nem mídia sobre a qual estão armazenados. E pior, são formatos sobre os quais existente patente, copyright e licença de uso, não muito "adequados" ao espírito livre do seu texto. Em contrapartida, advindos da comunidade GNU, existem formatos livres que fazem ainda melhor o serviço que o mp3 faz e são "livres", como um formato de áudio chamado ogg. Em relação à informática existe toda uma efervescência em relação ao software livre que é bastante interessante pesquisar. Enfim, muito obrigado pelo texto e pela possibilidade de conversa. abraço fernando leme usuário wikipédia: fernandohleme Fernandohleme (discussão) 13h48min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)