Usuário(a) Discussão:Professor Sérgio Costa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a), Professor Sérgio Costa!

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, e com a sua ajuda, nós poderemos dar a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano!

Para colaborar, você pode:

Caso você tenha qualquer dúvida, pergunte a mim ou na página para tirar dúvidas para que outro voluntário entre em contato. Boas edições!

-- Mateussf (discussão) 20h17min de 14 de novembro de 2022 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Nepp Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise[editar código-fonte]

Olá, Professor Sérgio Costa. A página Nepp Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Patrick discussão 20h58min de 14 de novembro de 2022 (UTC)[responder]

Olá meu caro...o conteúdo do site Nepp foi criado por mim mesmo...Quero criar a Wikipédia de nosso instituto no qual sou presidente.
Criar com o conteúdo que me pertence. sou dono dos direitos autorais.
Sobre o NEPP
O Núcleo de Estudo de Estudos em pesquise de psicanalise foi fundada em 1998 como Associação de Psicanálise (NEPP) e construiu uma história que marcou o pensamento psicanalítico brasileiro.
Congregando as sociedades psicanalíticas brasileiras filiadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), organiza e fortalece suas atividades de divulgação, difusão e ensino da psicanálise em nosso território, assim como a participação na Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL).
A organização NEPP está assim constituída: Conselho Diretor, Conselho de Presidentes e Assembleia de Delegados que é o órgão que decide sobre as propostas apresentadas pelo Conselho Diretor e pelo Conselho de Presidentes.
A cada dois anos organiza um Congresso Brasileiro de Psicanálise, cuja função principal é debater temas e questões psicanalíticas de interesse da comunidade de psicanalistas e profissionais de áreas afins.
Além da preocupação com os rumos e a prática da psicanálise, com a qualidade da formação do psicanalista, o NEPP e suas federadas buscam cada vez mais a interação com organizações científicas, acadêmicas e culturais.
Grande parte das federadas promove atividades abertas ao público, tais como palestras, simpósios, debates de filmes, entre outros.
Coordenação
  • Prof. Dr. Sérgio Costa  PROFESSOR DIDATA
  • Presidente Dr. Sérgio Costa.
NEEP ASSOCIATION
O que é associação NEPP:
Em fins do século XIX, o médico austríaco Sigmund Freud (1856-1938), deparou-se com pacientes com presença de sinais e sintomas que constituíam as “neuroses”. Pesquisando, junto aos pacientes a origem destes sintomas, concluiu que estes resultavam de processos mentais inacessíveis, inicialmente, à consciência do paciente. Apesar de presentes na mente do indivíduo, estes processos mentais estavam acobertados pelo que, na época, Freud chamou de repressão.
Freud entrou em contato com a descoberta de uma parte inconsciente, ou seja, de uma parte em nossa mente de que não nos damos conta, apesar de sofrermos as consequências de sua presença. Desta forma, uma nova e científica compreensão dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano tornou-se possível. O que se passa na nossa consciência, o que nos damos conta, é apenas uma parte de nossa vida mental.
Estava criado, por Freud, um método de trabalho e de tratamento, denominado de psicanálise.
Ao longo de sua vida, Freud foi aperfeiçoando o método, a técnica e as implicações de suas descobertas. Estavam lançados seus fundamentos. Freud, em 1923, em artigo para ser publicado na Enciclopédia Britânica, escreve: “psicanálise é a denominação dada ao procedimento para a investigação de processos mentais, quase inacessíveis por outros meios, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos ou, ainda, uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula em uma nova disciplina científica”. Então ficam caracterizadas três dimensões da psicanálise: a psicanálise como forma de contato com o mundo mental, seu tratamento (psicanálise clínica) e conjunto de conhecimentos decorrentes (psicanálise aplicada). Durante estes mais de 100 anos de existência, a psicanálise desenvolveu-se e pôde antepor-se como o recurso de escolha no tratamento dos distúrbios emocionais, além de ter seus conhecimentos incorporados, em todas as áreas da cultura contemporânea, nas esferas social, científica, cultural, educacional.
Após Freud a psicanálise evoluiu muito. A experiência clínica se desenvolveu, dentro das próprias mudanças da cultura, e hoje, a psicanálise, presente em todo o mundo, é impossível de ser resumida, mas reconhece o valor da obra de vários psicanalistasA International Psychoanalytical Association (IPA)Freud, em 1910, patrocinou a criação de uma Associação Internacional de Psicanálise para congregar as sociedades psicanalíticas existentes, normatizar a formação dos psicanalistas e evitar distorções e descaminhos na psicanálise, com a expansão de sua prática.
A International Psychoanalytical Association (IPA) , atualmente sediada em Londres, é o organismo que coordena todo o movimento psicanalítico mundial. Ela congrega, atualmente, setenta sociedades psicanalíticas, situadas em trinta e três países e com mais de onze mil e quinhentos psicanalistas associados.
O NEPP em sua jornada vem lutando dentro dos moldes da IPA para manter a divulgação da psicanálise.
Os objetivos do NEPP são, no âmbito mundial, o estímulo ao desenvolvimento e expansão do conhecimento psicanalítico, e o cuidado na manutenção e aprimoramento dos padrões básicos para a formação de novos analistas.
Para atingir seus objetivos, o NEPP organiza, bianual, congressos e pré-congressos internacionais de psicanálise, com todo o universo de analistas e alunos em formação (candidatos), além de conferências regionais, destinadas a reunir analistas de uma mesma região geográfica.
Produz regularmente a sua revista o Grito de Alerta, onde são publicados, após crivo editorial, trabalhos de psicanalistas . Avaliza também a publicação regular de um boletim, a Newsletter. E promove o contínuo fluxo de analistas entre as várias regiões e países, seja pelo trabalho desenvolvido pelos vários comitês e comissões, seja por visitas científicas, gerando um intercâmbio constante.
Prof. Dr. Sérgio Costa Professor Sérgio Costa (discussão) 22h15min de 14 de novembro de 2022 (UTC)[responder]