Usuário(a) Discussão:Rrcaldas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo à Wikipédia[editar código-fonte]

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Rrcaldas, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! - Assinado por Marcelo R. | @ 04:56, 29 Out 2004 (UTC)

Minhas boas vindas, também! Você escreveu um excelente artigo, mas por favor, veja os "links" que eu vou deixar lá - muitos deles, você vai querer editar! Veja também as "necessidades" de artigos (links vermelhos) em animais. Abraço.--Rui Silva 07:51, 29 Out 2004 (UTC)

Você, em ecologia, apagou o link (que estava a azul, o que significa que já existia um artigo com esse nome) com a designação de interacções biológicas. Em seguida, mudou o texto e fez outro link para Relações Ecológicas (deveria ser "Relações ecológicas" - com letra minúscula na segunda palavra, como é costume na wikipédia). Ora, assim teve um comportamente pouco correcto porque ignorou um artigo que já exisitia sobre o assunto (e isso é prejudicial porque daqui a pouco haverá milhares de artigos na wikipédia, todos a falar do mesmo, cada um dando o título que lhe apetece) e apagou o link para esse artigo. O que deveria ter feito, quanto a mim: punha em discussão se esse artigo não se deveria, antes, chamar "Relações ecológicas" e, depois, conforme as opiniões surgidas, mover-se-ia a página para o título considerado mais correcto. O seu texto deveria incluir as informações do artigo que ignorou. Ao refazer um artigo na wikipédia nunca deve fazer tábua rasa do trabalho desenvolvido até então: deve corrigi-lo, melhorá-lo, enriquecê-lo... Mas nunca ignorá-lo. Obrigado. Manuel Anastácio 19:38, 14 Nov 2004 (UTC)

Entretanto, aproveito para discutir a resolução deste problema consigo. Creio que as relações ecológicas podem ser com seres vivos e com os factores abióticos. Creio que no seu artigo fala apenas do primeiro tipo. Por isso, acho que o artigo que escreveu ou está incompleto ou sou eu que estou enganado (e, nesse caso, as relações ecológicas só englobam interacções com seres vivos, o que não me parece, de todo, a verdade). Que me diz? Se não me responder, terei de fazer as alterações consoante aquilo que penso. Obrigado. Manuel Anastácio 19:58, 14 Nov 2004 (UTC)

Relações Ecológicas[editar código-fonte]

Desculpe-me por ter procedido dessa maneira ao fazer o novo texto. Peço desculpas ainda pelo fato de ser novo na comunidade da Wikipedia em português, e não conhecer totalmente os procedimentos da criação de novos textos. Acho também que quando um texto pode ser melhorado, não deveria passar por toda essa burocracia de se enviar opiniões para serem debatidas, fato que tenho certeza que desestimula diversas pessoas a participarem da dita Enciclopédia. Mesmo assim, espero, em minhas próximas contribuições, não ferir o ego de nenhuma pessoa, e submeter minhas mudanças à opinião da comunidade. Quanto ao fato de já existir um texto sobre o mesmo assunto, apenas mais tarde fui descobrir que poderia tê-lo movido ao novo título, ao invés de criar um artigo do zero. Após escrevê-lo, tentei de diversas maneiras mover o artigo "Interacção biológica". Percebi, assim, que não poderia mais fazê-lo. Quanto ao nome, Relações Ecológicas, ao menos no Brasil, essa é a denominação para as interações entre os seres vivos. Se quiser, posso te sugerir diversos autores de Biologia que trazem essa denominação. E quanto ao conteúdo, infelizmente você não deve ter lido com atenção o artigo que criei, uma vez que além de apresentar todas as informações contidas em "Interacção biológica" com mais detalhes, há outras relações ecológicas que foram ignoradas pelo artigo supracitado.

Caro Rrcaldas, você não feriu o orgulho a ninguém. Não é disso que se trata. O seu artigo é bastante melhor que o que já existia em Interacções biológicas. O problema é a existência de dois artigos sobre a mesma coisa. Acha que isso tem alguma lógica? O seu artigo é bastante bom, mas não tenho, infelizmente, tempo para ler os artigos na totalidade, tal como referiu, já que a wikipédia ocupa-me bastante tempo noutras tarefas. O seu contributo é valioso e espero que não o tenha ofendido com a mensagem acima. Apenas lhe chamei a atenção para a necessidade de não existirem dois artigos a falar do mesmo. Se alguma vez vir um artigo, com informação importante, mas com um título que acha pouco correcto, deve movê-lo para o título correcto e, depois, acrescentar o que quiser. Isto, porque ao mover um artigo, está a mover todo o histórico desse artigo, de forma que toda a gente que contribuiu para o artigo fica aí referenciada. Vou pensar qual a melhor forma de resolver o assunto. Mas ainda não me respondeu: relações biológicas não incluem, também, as relações abióticas?... Manuel Anastácio 23:03, 15 Nov 2004 (UTC)
Embora componentes abióticos interfiram em um ecossistema, como por exemplo a temperatura, intensidade da radiação solar, entre outros, eles não definem quais tipos de interações têm os indivíduos de uma determinada região. Sendo assim, eles não se incluem nas relações biológicas.

Caro Rrcaldas, mudei o conteúdo de "interações biológicas" para o seu artigo e fiz um #REDIRECT. Deixei lá o conteúdo do artigo anterior, não só para você ver que existem já várias páginas criadas com aquele conteúdo - que você pode editar, sem pedir licença a ninguém! - mas também porque no seu artigo pode faltar algumas coisa (por exemplo, territorialismo). Creio que a sua definição de mutualismo é a que normalmente se chama simbiose (um artigo que ainda não foi criado, embora faça muita falta!). Por favor, verifique também que já existem páginas para predador, carnívoro, herbívoro, epífito, etc.

Continuação de bom trabalho.--Rui Silva 07:53, 22 Nov 2004 (UTC)

Rui, obrigado por ter redirecionado o artigo "Interacções biológicas" para "Relações ecológicas". Antes eu havia tentado, mas não soube como fazê-lo. Retirei o texto do artigo anterior, uma vez que o atual apresenta todas as informações contidas em "Interacção biológica". Também mudei a redação do trecho sobre Sociedades, com o objetivo de torná-lo mais conciso. Quanto a sua dúvida sobre mutualismo e simbiose, alguns autores usam o termo simbiose para caracterizar o que foi definido como mutualismo. Como a tendência atual é considerar simbiose uma associação entre indivíduos de espécies diferentes, não importando o tipo de relação entre eles, deve-se usar o termo mutualismo para caracterizar a simbiose entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam. Acho que agora ficou claro. Rrcaldas