Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Éric11131994/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História do Bairro Santa Luzia
Bairro Santa Luzia, inicialmente chamado de Tubiacanga, é o maior bairro da cidade de Barreiras – BA, com aproximadamente 17 mil habitantes. No inicio recebeu o nome de Tubiacanga devido a uma novela que era exibida na época. Os moradores gostavam da novela e muitos brincavam a respeito, foi quando Raimundo Maciel nomeou o bairro com o nome Tubiacanga. O nome veio a se tornar Santa Luzia, quando o Padre Donald (conhecido como Padre Donaldo) fundou uma igreja no local, pedindo que cada residente levasse uma pedra para construir a fundação da igreja, sendo Santa Luzia a padroeira do bairro. O bairro foi fundado em 1° de Abril, porém por conta do feriando, foi mudado para 1° de Maio de 1994.

O bairro Santa Luzia, era apenas uma fazenda improdutiva no ano de 1994, quando um grupo de pessoas resolveu invadir o terreno, que pertencia a uma professora da cidade de Barreiras. Na época houve muitas confusões entre os invasores e a proprietária. Passados alguns meses, a Prefeitura Municipal de Barreiras desapropriou a área e doou os lotes aos moradores.

Inicialmente era muito difícil morar no bairro, pois não havia nenhuma infraestrutura como: energia elétrica, água, coletivo e outros. Antes de possuir água encanado, a água era tirada através de poços artesianos cavados na terra (o primeiro poço foi cavado por Raimundo Maciel, media 5,30M). A energia era levada de forma clandestina até os barracos de lona. Houve várias apreensões de moradores por conta da energia clandestina. O ex-prefeito, Paulo Braga e a ex-vereadora, na época, Jusmari, mandou liberar os moradores presos. A água e energia elétrica só foram chegar definitivamente por volta do ano de 1996.

O comercio no bairro era muito fraco, contando apenas com 3 mercadinhos e a Feirinha com cerca de 6 barracas. A Feirinha era localizada na Rua Santa Rosa e posteriormente mudou para a Rua Joaquim Nambuco. A feira foi criada por Raimundo Maciel, Professor Leo, Pedrinho de Jesus, Antônio das Moças e um Padeiro da época. As primeiras vendas eram de frutas, açougue e verduras, com o tempo veio produtos de alumínio como panelas e copos de alumínio.

Tempos depois, foi feita a pavimentação da Avenida Castelo Branco, Rua Joaquim Nambuco (Rua da feirinha) e também foi construído a Escola Municipal Santa Luzia.