Usuário(a):AlcinaKnabben/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Yoo Na Kim
김유나
Brasil e Coreia: 50 anos de amizade
Nascimento 14/04/1984
Seul - Coreia do Sul Coreia do Sul
Residência São Paulo  Brasil
Nacionalidade Coreana
Progenitores Mãe: Mi Sook Kim Chun
Pai: Mong Ju Kim
Ocupação Jornalista/Escritora/Empresária
Religião cristã
Página oficial
http://www.yoonakim.com.br/

Yoo Na Kim (Hangul: 김유나, Seul – Coreia do Sul, 14 de abril de 1982). Aos 6 anos veio morar com os avós maternos no Brasil, na cidade de São Paulo.Formada em jornalismo, começou a carreira publicando livros relacionados a Coreia. Com o espírito empreendedor dos primeiros imigrantes além de jornalista e escritora dedica o tempo para criar novos negócios. Por dedicar muito tempo para o trabalho voluntário na comunidade e em especial na comunicação entre os brasileiros e os coreanos que vivem no Brasil é conhecida como a “Embaixadora da Coreia no Bom Retiro[1][2], bairro homenageado através da Lei nº15.110 - do vereador Toninho Paiva no dia 07/06/2010 como Bom Retiro - Pólo Cultural das Tradições Coreanas. É diretora-fundadora do Centro Cultural Hallyu e é considerada uma coreana-brasileira. Dedica-se principalmente a divulgar a cultura coreana no Brasil.

Formação[editar | editar código-fonte]

Graduação em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo – Dez/2004 - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Atividade Profissional[editar | editar código-fonte]

Desde a época de estudante da faculdade de jornalismo trabalhou como tradutora e intérprete nas rodadas de negócios do KOTRA (setor comercial do Consulado da República da Coreia) e hoje atende as principais visitas oficiais de presidentes de multinacionais coreanas instaladas no Brasil e órgão governamentais. Fez parte da equipe de tradução nas visitas oficiais dos dois últimos dois presidentes sul coreanos, bem como intérprete do Embaixador da República da Coreia no Brasil. Atualmente, divide o tempo se dedicando a sua empresa R.E.D.E. Brasil, que atua no mercado atendendo multinacionais coreanas e orgãos governamentais com prestação de tradutores e desenvolvendo projetos educacionais e culturais. Em Julho de 2016 fundou o Centro Cultural Hallyu[3], um espaço para divulgação de vários aspectos da cultura coreana Brasil com exposições e atividades como ensino da língua coreana, dança folclórica, gastronomia entre outros. Um projeto que começou como voluntariado em dar aulas de lingua coreana - Hangul[4], publicou o livro básico para ajudar seus alunos . Visando ajudar pessoas de todo o Brasil criou o canal no YouTube e vem publicando aulas gratuitamente desde Novembro de 2015.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • A Jovem Coreia[5] : Um almanaque sobre uma das imigrações mais recentes do Brasil (Abr/2008) – Editora Ssua
  • Na Moda [6](Ago/2009) – Editora Yamato
  • 50 Anos de Relações Diplomáticas Brasil e Coreia [7](Nov/2009) – Editora INK
  • Na Moda 2 (Ago/2010) – Editora Yamato
  • Na Moda 3 (Ago/2011) – Editora Yamato
  • Brasil e Coreia: 50 anos de Amizade[8] (Nov/2013) – Editora Dawon
  • Aprendendo Hangul – Básico 1[9] (Jul/2015) – Editora Dawon
  • Aprendendo Hangul – Básico 2[10] (Dez/2016) – Editora Dawon

Boneca Yoo Na Kim – Bolsa de Estudo na Coreia[editar | editar código-fonte]

Boneca Yoo Na Kim

A boneca Yoo Na Kim – Em 2015 foi criada uma boneca com trajes tradicionais coreanos usados no aniversário de 1 ano para que todo o lucro da venda crie um fundo para promover Bolsas de Estudo para brasileiros que queiram estudar na Coreia.

O primeiro bolsista foi para a Universidade de Seul em Janeiro de 2017 com previsão de com previsão de concluir o curso e voltar ao Brasil em 2020.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências