Usuário(a):BCalassara/Despensa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História na Europa e Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Idade Média[editar | editar código-fonte]

Em um salão medieval, havia salas separadas para as várias funções de serviço e armazenamento de alimentos. Uma despensa era onde o pão era guardado e a preparação da comida associada a ele era feita. Havia salas semelhantes para armazenamento de bacon e outras carnes, bebidas alcoólicas amanteigadas (butteries - conhecidas pelos barris ali armazenadas).

Nineteenth-century pantry in Museu Romàntic Can Papiol in Vilanova i la Geltrú
Despensa do século XIX no Museu Romàntic Can Papiol em Vilanova i la Geltrú

Era colonial[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, as despensas evoluíram dos primeiros "butteries" coloniais americanos, construídos em um canto norte frio de uma casa colonial (mais comumente chamada de "butt'ry"), para uma variedade de despensas em fazendas autossuficientes. As despensas de Butler, ou despensas de porcelana, foram construídas entre a sala de jantar e a cozinha de uma casa inglesa ou americana de classe média, especialmente na última parte do século XIX até o início do século XX. Grandes propriedades, como o Biltmore Estate em Asheville, Carolina do Norte ou Stan Hywet Hall em Akron, Ohio, tinham grandes bônus de despensas e outros "escritórios" domésticos, ecoando suas contrapartes da "Grande Casa" britânica. 

Era vitoriana[editar | editar código-fonte]

Na era vitoriana, grandes casas e propriedades na Grã-Bretanha mantinham o uso de cômodos separados, cada um dedicado a diferentes estágios de preparação e limpeza dos alimentos. A cozinha era para cozinhar, enquanto a comida era armazenada em um depósito, despensa ou adega. O preparo da carne antes do cozimento era feito em uma despensa (lembre-se que muitas vezes, nessas casas grandes, a caça vinha despida, o peixe sem os filetes e a carne ao meio ou um quarto de carcaça), e a limpeza e o preparo dos vegetais eram feitos na copa. A lavagem da louça era feita em na copa.[1] Como a copa era a sala com água corrente, tinha pia e era onde acontecia o preparo dos alimentos mais confusos, como limpar peixes e cortar carne crua. A despensa era onde eram guardados os talheres, louças de porcelanas e copos. Se a despensa tivesse uma pia para lavar louças, era uma pia de madeira forrada com chumbo, para evitar lascar a porcelana e os vidros durante a lavagem. Em algumas casas de classe média, a despensa e o depósito podem ser simplesmente grandes armários de madeira, cada um com sua finalidade exclusiva.[2]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Despensa asiática[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, as cozinhas da Ásia têm um formato mais aberto do que as do Ocidente. A função de copa era geralmente desempenhada por armários de madeira. Por exemplo, no Japão, um armário de cozinha é chamado de "mizuya tansu". Uma tradição substancial de marcenaria e armários em geral se desenvolveu no Japão, especialmente durante o período Tokugawa. Um grande número de designs para tansu (baús ou armários) foram feitos, cada um feito sob medida para um propósito específico ou outro.

Despensa de Serviço[editar | editar código-fonte]

Despensa de Butler na Pequena Casa Branca

A despensa de um mordomo ou despensa de serviço é uma despensa em uma casa grande, usada principalmente para armazenar itens de serviço, em vez de comida. Tradicionalmente, a despensa do mordomo era usada para limpar, contar e armazenar prata; Os mordomos europeus muitas vezes dormiam na despensa, pois seu trabalho era manter a prata a sete chaves. Os livros de contas do comerciante e o registro de vinhos também podem ter sido mantidos lá. O quarto seria usado pelo mordomo e outros empregados domésticos; muitas vezes é chamada de despensa do mordomo, mesmo em famílias onde não há mordomo. 

Em casas modernas, as copas dos mordomos geralmente ficam localizadas em espaços de transição entre cozinhas e salas de jantar e são usadas como áreas de preparação para servir refeições. Eles geralmente contêm bancadas, bem como armazenamento para velas, louças, toalhas de mesa, talheres, vinho e outros artigos de sala de jantar. Versões mais elaboradas podem incluir máquinas de lavar louça, geladeiras ou pias. 

As despensas de serviço tornaram-se populares nos últimos tempos.[3]

Despensa fria[editar | editar código-fonte]

Respiradouros exteriores da despensa fria

Alguns alimentos, como manteiga, ovos, leite e derivados, precisam ser mantidos resfriados. Antes que a refrigeração moderna estivesse disponível, as caixas de gelo eram populares. No entanto, o problema com uma geladeira era que o gabinete que a abrigava era grande, mas o espaço refrigerado real era bem pequeno, então uma solução inteligente e inovadora foi inventada, a "despensa fria", às vezes chamada de "Califórnia cooler".[4] A despensa fria geralmente consistia em um armário ou armário com prateleiras de ripas de madeira (para circulação de ar). Uma abertura perto do topo ventilada para o exterior, seja através do telhado ou no alto da parede. Uma segunda abertura perto do fundo também dava para o exterior, mas baixa perto do solo e geralmente no lado norte da casa, onde o ar era mais fresco. Conforme o ar na despensa esquentava, ele subia, escapando pelo respiradouro superior. Este, por sua vez, puxava o ar mais frio da abertura inferior, proporcionando uma circulação constante de ar mais frio. No verão, as temperaturas na despensa fria costumavam ficar vários graus abaixo da temperatura ambiente da casa, enquanto no inverno, a temperatura na despensa fria seria consideravelmente mais baixa do que na casa.

Um refrigerador da Califórnia na Spooner Ranch House no Parque Estadual Montaña de Oro

Uma despensa fria era o lugar perfeito para guardar alimentos que não necessariamente precisavam ser mantidos refrigerados. Pães, manteiga, cheesecakes, ovos, e tortas eram alimentos comuns mantidos em uma despensa fria. Os vegetais podem ser trazidos da adega em pequenas quantidades e armazenados na despensa fria até que estejam prontos para uso. Com espaço na geladeira escasso, a despensa fria era um ótimo lugar para armazenar frutas e frutos silvestres frescos.

Armário Hoosier[editar | editar código-fonte]

Desenvolvido pela primeira vez no início de 1900 pela Hoosier Manufacturing Company em New Castle, Indiana, e popular na década de 1930, o gabinete Hoosier e seus muitos imitadores logo se tornaram um acessório essencial nas cozinhas americana. o Hoosier trouxe a facilidade e a prontidão de uma despensa, com seus muitos espaços de armazenamento e balcão de trabalho, direto para a cozinha. Foi vendido em catálogos e por meio de um programa de vendas exclusivo voltado para as mulheres do campo. Hoje, o gabinete Hoosier é um ícone doméstico muito procurado e amplamente reproduzido. 

Livros[editar | editar código-fonte]

Capítulos de livros anteriores, especialmente escritos durante a era da ciência e economia doméstica na segunda metade do século XIX, apresentavam como mobiliar, manter e limpar uma despensa. Catharine E. Beecher e Harriet Beecher Stowe, em seu seminal The American Woman's Home (1869),[5] defenderam a eliminação da despensa instalando prateleiras e armários na cozinha. Essa ideia não se espalhou pelos lares americanos até um século depois, quando a despensa se tornou um armário do chão ao teto no pós-guerra. Durante a era vitoriana e até a Segunda Guerra Mundial, quando as moradias mudaram consideravelmente, as despensas eram comuns em praticamente todos os lares americanos. Isso acontecia porque as cozinhas eram pequenas e estritamente utilitárias, e não o centro doméstico, muitas vezes bem equipado, da casa de que gozava hoje ou na época colonial. Assim, as despensas eram espaços de trabalho importantes com suas prateleiras, armários e bancadas embutidos.


Referências[editar | editar código-fonte]

 

  1. Flanders, Judith (2003). The Victorian House. London: Harper Collins. 63 páginas. ISBN 0-00-713189-5 
  2. Flanders, Judith (2003). The Victorian House. London: Harper Collins. 64 páginas. ISBN 0-00-713189-5 
  3. Iaria, Melissa (18 October 2019). «How about a kitchen in the garage? It's becoming popular». Stuff.co.nz  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. dlginstructables (11 December 2009). «Resurrecting the California Cooler». Instructables.com. Consultado em 20 December 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. «Feeding America». Consultado em 20 December 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)