Usuário(a):Bielanunciacao/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Primeira Igreja Batista do Brasil[editar | editar código-fonte]

A Primeira Igreja Batista do Brasil (PIB do Brasil) é uma igreja batista brasileira, situada em Salvador, Bahia, na Avenida Luiz Viana Filho, 8812 no estacionamento da FTC.

História da igreja[editar | editar código-fonte]

A igreja foi fundada no dia 15 de outubro de 1882 por meio dos missionários norte-americanos William Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby. A história da igreja se confunde e está intrinsecamente ligada à criação da Convenção Batista Brasileira.

Os missionários William e Anne chegaram ao Brasil com intuito de difundir os ideais batistas e implantar a luta pela liberdade religiosa no país.[1]. Chegando aqui, encontraram ajuda de um ex-padre, o Antônio Teixeira de Albuquerque e assim iniciaram sua missão, difundindo a palavra de Deus, e fundando igrejas pelo Brasil.

Na cidade de Salvador, já possuiu templos em alguns bairros, como a Baixa de Sapateiros, Parque Bela Vista e atualmente está com sua sede na Avenida Paralela, onde inclusive está construindo sua sede definitiva por meio do Projeto Moriah.

Visão da igreja[editar | editar código-fonte]

Atualmente a igreja é norteada e segue a Visão G12, que é um modelo de igrejas em células criado pelo pastor colombiano César Castellanos, na qual a igreja está debaixo de uma liderança principal, um pastor(a) e abaixo dele estão 12 líderes de células, também chamados de líderes de geração, que por sua vez, tem mais 12 pessoas sob sua responsabilidade espiritual, formando assim os 144, e assim a visão segue de 12 em 12, na qual cada líder possui a sua célula, com um grupo de pessoas, em momentos de reunião on-line e/ou presencial, contendo louvores e pregação da bíblia.

Ainda dentro da Visão G12, a igreja possui cursos direcionados para seus membros com a finalidade de consolidação na fé cristã e na formação de líderes, que são eles:

Universidade da Vida[editar | editar código-fonte]

É um curso com duração de 9 semanas[2], na qual os novos convertidos aprendem mais sobre conceitos bíblicos, fé cristã e princípios do evangelho por meio de aulas presenciais e/ou on-line com um professor devidamente capacitado pela igreja, contendo dinâmicas e atividades voltadas à Bíblia. No meio ou ao final destas 9 semanas, o universitário(a) passa por 3 dias de imersão total na palavra de Deus que é chamado de Encontro com Deus.

Capacitação Destino[editar | editar código-fonte]

Este curso por sua vez, tem a finalidade de formar líderes dentro da Visão G12. É um curso com duração de 9 meses, na qual o estudante vai se aprofundar mais intensamente em conceitos bíblicos e de liderança, como: estratégias de evangelismo, formas de liderar e etc. Ao final deste ciclo, o estudante passa por mais 3 dias de imersão, que por sua vez, diferente da UV, chama-se Reencontro com Deus.

Liderança[editar | editar código-fonte]

A igreja já possuiu algumas lideranças deste a sua fundação em 1882, mas, desde 1979 ela obteve e tem atualmente duas lideranças proeminentes, que são:

  • Apóstolo Ivan Pitzer - 1979 a 2003: ele e sua esposa Apóstola Louraci lideraram a igreja até que em 2003 passaram a liderança para as mãos do seu filho, Milton.
  • Apóstolo Milton Ebenezer - 2003 - atualidade: Ele e sua esposa, Apóstola Niara Souza, lideram à igreja atualmente.

Horários de cultos e atividades[editar | editar código-fonte]

A PIB do Brasil realiza semanalmente cultos aos Domingos, quartas e sábados, nos seguintes horários:

  • Domingo: 8h, 10h, 17h e 19h - cultos de celebração;
  • Quarta: 19h
  • Sábado: 16h - culto jovem, DTX Movement.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «William Buck Bagby». Wikipédia, a enciclopédia livre. 18 de abril de 2020. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  2. «UNIVERSIDADE DA VIDA – UNIVERSIDADE DA VIDA». Consultado em 15 de agosto de 2022