Saltar para o conteúdo

Usuário(a):CGMENDES/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Instituto da Criança (IC)
Tipo Organização sem fins lucrativos
Fundação 18 de fevereiro de 1998
Propósito Inspirar o exercício da solidariedade.
Sede Rio de Janeiro,  Brasil
Presidente Pedro Werneck
Fundador(a) Pedro Werneck, Carlos Werneck, Zeca Werneck, Maria Luiza Werneck
Sítio oficial http://institutodacrianca.org.br/

O Instituto da Criança - IC - sediado no Rio de Janeiro e considerado pela NGO Advisor como uma das 100 melhores ONGs do mundo, é uma solução para promover o desenvolvimento humano. Por meio do investimento social privado e da gestão de projetos, a organização inspira a prática da solidariedade. O IC recebeu o selo ONG Transparente, concedido pelo Instituto Doar, que tem como objetivo atestar a transparência de informações através da web.

Com 25 anos de história, a organização atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Bahia. O IC funciona como uma via de aproximação entre pessoas físicas e jurídicas que têm condições e vontade de investir no social, mas não sabem como fazer este investimento chegar a quem realmente precisa. Sendo assim, a instituição conecta e articula esses dois grupos, assessorando empresas e canalizando recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social.


História[editar | editar código-fonte]

Em 1994, os irmãos Pedro, Carlos, Zeca e Maria Luiza Werneck iniciaram, informalmente, um movimento de cunho social em benefício de pessoas físicas. Mas em 1998, a organização foi formalizada com o objetivo de promover outras ONGs a se estruturarem do ponto de vista financeiro, legal e administrativo. O Instituto desenvolve projetos próprios, onde gerencia e executa projetos nas áreas de educação, cidadania e desenvolvimento comunitário; Patrocina projetos: investindo e acompanhando financeiramente projetos de instituições sociais parceiras, além de desenvolver projetos corporativos, onde gerencia e executa projetos para empresas que desejam investir em ações de responsabilidade social.


Projetos Próprios[editar | editar código-fonte]

O IC gerencia e executa projetos nas áreas de educação, cidadania e desenvolvimento comunitário.


  • Espaço Cidadão: com foco em jovens e adultos, o projeto promove debates por meio de oito encontros onde são abordados temas como família e convivência, economia doméstica e planejamento familiar. Em 14 anos, já foram atendidas 15.830 pessoas.
  • Adote: criado em 2017, o projeto tem como objetivo apadrinhar crianças em escolas que atendam famílias de classes C e D por meio do patrocínio de mensalidades escolares. 62 crianças já foram apadrinhadas até 2018.
  • agentequeaprende: criado em 2012, tem como objetivo capacitar e qualificar empreendedores sociais das instituições da nossa rede através de workshops com temas pertinentes ao Terceiro Setor. Até 2018, 746 empreendedores e profissionais do terceiro setor já foram capacitados.
  • GIS – Gestão da Inteligência Social: estrutura e aprimora a Gestão e Governança de empreendimentos sociais por meio da atuação de um grupo multidisciplinar de profissionais e do emprego de metodologia estruturada de projetos. 02 instituições foram beneficiadas até o momento.
  • Era uma Vez: a empresa GC-5 propõe dar ouvidos aos causos de uma turma que merece muita atenção: os idosos em casas de repouso. Desenvolvido em parceria com o Instituto da Criança, o projeto transforma em livros a experiência desta turma, revivendo memórias e construindo recordações. Até 2018, foram contemplados 54 idosos com a iniciativa.
  • Nosso Cuiabá: o IC foi responsável pelo desenvolvimento do projeto comunitário Nosso Cuiabá para construção de um condomínio de casas para as famílias vítimas das enchentes que atingiram a região do Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, em Petrópolis – RJ. A iniciativa foi idealizada pelo empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e contou com a contribuição financeira da iniciativa privada e do poder público. Deste modo, unindo forças distintas, foram construídas e doadas 74 casas para cerca de 300 pessoas. Além disso, o projeto desenvolve ações para melhoria da comunidade.
  • IC Mãos à Obra: o IC realiza reformas e construções desde o início de sua história. Criado em 1996, o projeto tem como objetivo realizar reformas/construções de residências e instituições sociais proporcionando bem-estar com dignidade para pessoas em grave situação de vulnerabilidade financeira. Até 2018, 37 residências/instituições foram ou estão sendo reformadas/construídas em diversas cidades do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram realizadas 10 obras, beneficiando 475 pessoas.
  • Futuro Serrano: visa implantar uma creche no Jardim Serrano, além de fortalecer o relacionamento entre os núcleos comunitários, em Teresópolis/RJ.
  • Superação: visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social, na comunidade de Olaria, localizada no município de Entre Rios, na Bahia. A iniciativa fomenta atividades educacionais, esportivas, artesanais, além de agricultura, culinária e avicultura, oferecendo dignidade e melhor perspectiva de vida. Formalizado desde 2011, o projeto já beneficiou cerca de 300 pessoas.


Projetos Patrocinados[editar | editar código-fonte]

O IC apoia e acompanha financeiramente projetos de instituições sociais parceiras selecionadas anualmente.


  • Lar Santa Catarina: acolhe, em regime integral, 36 pessoas com severas deficiências física e mental com o objetivo de promover a saúde e a cidadania, além de garantir o direito à educação e ao lazer
  • Gamboa Ação: desenvolve 100 crianças e adolescentes de 4 a 18 anos em indivíduos livres, produtivos, socialmente integrados e moralmente responsáveis
  • Semente do Futuro: resgata através da arte, do esporte, da cultura, da educação e da cidadania, 223 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
  • Som da Vila | Associação Educacional Francisca Nubiana: atende 40 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, promovendo a educação musical
  • AAJB – Associação de Amigos do Jardim Botânico: prepara 57 jovens entre 16 e 18 anos em sua formação e consciência social dentro de um conceito sólido de cidadania
  • UNICIRCO: oferece oficinas de artes circenses para 135 crianças e adolescentes moradores do Rio de Janeiro em situação de vulnerabilidade social
  • Escola Fundação Darcy Vargas: promove a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio da educação para 150 adolescentes.
  • Corais Uma Só Voz: formado por moradores e ex moradores em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro, seu objetivo é ser uma importante ferramenta de ressocialização.


Projetos Corporativos[editar | editar código-fonte]

O IC desenvolve, gerencia e executa projetos estratégicos, táticos e operacionais para empresas que desejam investir em ações de responsabilidade social. Desde 2011, mais de 60 empresas já foram atendidas, tais como XP Investimentos, BB Seguros, NTS e GSK.


Campanhas[editar | editar código-fonte]

A organização realiza diversas iniciativas para prospecção de recursos, como a Campanha de Cotas, que, por meio de uma doação financeira mensal, a empresa torna-se coautora dos resultados sociais do IC, que possui diversas contrapartidas de acordo com a categoria. Empresas, como a XP Investimentos, Animale, Grupo Trigo e Vista Capital fazem parte desta campanha; Cardápio Solidário: restaurantes podem oferecer a oportunidade dos clientes realizarem uma micro doação no pagamento da conta; Check Out Social: hotéis e pousadas podem oferecer a oportunidade aos clientes realizarem uma micro doação no check out da hospedagem; Salário Solidário: empresas apresentam aos colaboradores a oportunidade de doarem a partir de R$9 diretamente com desconto no contracheque; Doar é da Nossa Conta: empresas de qualquer segmento podem oferecer aos clientes a oportunidade de realizarem uma pequena doação junto ao pagamento do produto ou serviço da empresa; Endowment Reverso: pessoas físicas podem destinar anualmente parte da rentabilidade de suas aplicações financeiras ao IC; Renda Solidária: contribuição através do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas; #agentequefaz: contribuição financeira de pessoas físicas e Muitas Felicidades: possibilidade em doar uma quantia financeira para o IC em vez do tradicional presente ao anfitrião.


Doações materiais[editar | editar código-fonte]

Possibilita que, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, realizem doações materiais ao IC. Além das campanhas sazonais, como Páscoa, Agasalho, Dia das Crianças e Natal, a organização recebe doações durante todo o ano. Foram realizadas mais de 500.000 doações materiais em 10 anos.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [1]
  1. [2]
  1. [3]
  1. Livro O Improvável Não é Impossível - 20 anos do Instituto da Criança, [1], Editora ID Cultural, 2015
  2. Site, [2], institutodacrianca.org.br, 10 de janeiro de 2013
  3. Estatuto do Instituto da Criança, [3]