Usuário(a):CelsoAS/Papagaio-drácula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O papagaio-drácula (Psittrichas fulgidus)[1], também conhecido como papagaio-vulturino[2] ou como papagaio-de-pesquet (tradução literal do seu nome em inglês, Pesquet's parrot), é uma espécie de papagaio endêmica de áreas de florestas tropicais da Nova Guiné. Não deve ser confundido com a curica-urubu, que ocorre no Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O papagaio-drácula é um papagaio grande com um comprimento total de aproximadamente 46 cm um peso de 680-800 g. Sua plumagem é predominantemente preta, com penas vermelhas brilhantes na barriga e nas asas, mostrando amplas barras vermelhas nas asas quando em voo. Esse padrão de cores é o motivo por trás do nome comum, associado às roupas do personagem do Conde Drácula. O macho adulto tem uma mancha vermelha atrás do olho, que não é vista na fêmea adulta.[3] A cabeça possui a pele preta e nua, com o bico relativamente longo e em forma de gancho, o que leva a associação com urubu (em inglês, vulture).

Comportamento[editar | editar código-fonte]

O papagaio-drácula é um frugívoro altamente especializado, alimentando-se quase exclusivamente de algumas espécies de figos, mas também foi relatado o consumo de flores e néctar. Pelo menos em partes dos locais de ocorrência, é sazonalmente nômade em resposta à disponibilidade de frutas. A parte nua da cabeça é uma possível adaptação para evitar o emaranhado de penas de frutas pegajosas.

Pouco se sabe sobre os hábitos de reprodução na natureza. Normalmente põe dois ovos em um ninho, feitos em cavidades de árvores grandes.

Geralmente é visto em pares ou grupos de até 20 indivíduos. Em voo, alterna entre o bater rápido das asas e planeios curtos.

Status[editar | editar código-fonte]

Suas penas são altamente valorizadas. Isso, combinado com os altos preços de aves comercializadas, resultou em caça excessiva. A perda de habitat também representa um problema para a preservação da espécie. Por essas razões, é avaliado como Vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. O papagaio-drácula está listado no Apêndice II da CITES.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Collar, NJ (1997). "Papagaio de Pesquet ( Psittrichas fulgidus )". P. 362 em: del Hoyo, J., Elliott, A. & Sargatal, J. eds. (1997). Manual das Aves do Mundo . Vol. 4. Sandgrouse to Cuckoos . Lynx Edições, Barcelona.ISBN 84-87334-22-9ISBN 84-87334-22-9 .
  • Juniper, T. & Parr, M. (1998). A Guide to the Parrots of the World. Pica Press, East Sussex.ISBN 1-873403-40-2ISBN 1-873403-40-2 .

links externos[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Aves descritas em 1830]] [[Categoria:Aves da Nova Guiné]] [[Categoria:Psittaculidae]]

  1. COUTINHO, Flávio (29 de janeiro de 2020.). «Papagaio-drácula: o equilíbrio perfeito entre perigo e beleza». Mega Curioso  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. PAIXÃO, Paulo. Os nomes portugueses das aves de todo o mundo (PDF). Col: a separata, n.º 1, suplemento d’«a folha» n.º 66 2ª ed. ed. [S.l.: s.n.] ISSN 1830-7809 
  3. Forshaw, Joseph M. (2006). Parrots of the World: An Identification Guide. [S.l.]: Princeton University Press. ISBN 0-691-09251-6