Usuário(a):Dinho Aarão/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fuga para o Egito e o tema correlato do Descanso na Fuga para o Egito tem sido uma inspiração recorrente para numerosos e afamados artistas no campo (Bourdieu) da arte cristã. A iconografia é muito variada embora tenham sempre elementos comuns.

A cena figurada da fuga, propriamente dita, é a mesma, basicamente, em todas as representações: a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo montada em um burrico e seu esposo São José os conduzindo a pé. A cena do descanso comporta várias interpretações e composição de personagens, mesmo porque esta paragem não é narrada nos escritos bíblicos, tal como a anterior o é.

As obras retratam a viagem bíblica do recém-nascido Jesus Cristo, juntamente com a Virgem Maria, sua mãe, e São José, seu esposo, conforme descrito no Evangelho de Mateus (Mateus 2:13–23). O Evangelho descreve a fuga da Sagrada Família como resultado de uma visão de um anjo, que disse a José para trazê-los para o Egito, já que o Rei Herodes, o Grande teve a intensão de matar o menino (Mateus 2:13}). Segundo os relatos bíblicos, o Rei Herodes mandou matar as crianças que teriam aproximadamente a idade do Menino Jesus em um episódio conhecido como Massacre dos Inocentes. O evangelista Mateus afirma que a Sagrada Família permaneceu no Egito até a morte do Rei Herodes quando então voltaram para a Galileia e se estabeleceram em Nazaré.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

-->