Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ester Costa e Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre o artista:

Herivelton Aparecido Silva (Diamantina, 27/12/1980)

Mais conhecido como Herivelton Silva, é um artista plástico, escultor, escritor, engenheiro civil CREA 362227.

Recebeu o Título de Chanceler das Artes Internacional em Londres, Embaixador da Paz em Buenos Aires, Comendador da Ordem de Pablo Neruda no Chile.

Integra a Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, como Membro Correspondente,

Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, como Membro Fundador Imortal na cadeira 28, Patrono Gonçalves Dias.

Membro da Academia de Letras, Música e Arte de Salvador, como Membro Correspondente.

No Brasil é o único Engenheiro Civil Chanceler das Artes Internacional, sendo assim um fenômeno artístico nacional e internacional!

Retornou as atividades artísticas em outubro de 2019 na Exposição Itinerante de Arte e Poesia "O Homem e a Natureza" no Museu do Diamantina/IBRAM onde é o autor da exposição e dos textos conceituais das obras. Esta Exposição foi citada na Revista Italiamiga juntamente com algumas obras que compõe o catálogo da exposição que teve a curadoria de Ester Costa e Silva, que é sua esposa.

Exposições de Arte e Poesia que assina:

Breve descrição sobre a exposição itinerante de arte e poesia "O Homem e a Natureza" por Herivelton Silva

A primeira edição do “Homem e a Natureza” realizada no Museu do Diamante/IBRAM em 2019, por meio de Edital de ocupação e chamamento público.

A segunda edição realizada de Dezembro de 2022 à Janeiro de 2023, no Teatro Municipal Santa Izabel, Galeria Martha Moura, em Diamantina, realizada por meio de Edital Público com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina e o Conselho Municipal.

A terceira edição, realizada em “Montes Claros Shopping”, como atração cultural em comemoração aos 25 anos.

Em seu trabalho ainda trouxe as exposições "Diamantina em aquarela mista" online no Museu do Diamante/IBRAM onde em sua página pode se comtemplar esta exposição. Esta exposição posteriormente foi renomeada para "As cores de Diamantina" exposta no Centro Cultural David Ribeiro, o "Mercado Velho", situado em Diamantina, é um ícone da arquitetura colonial no coração da cidade de Diamantina Minas Gerais.

Poderemos em breve ainda contemplar em seu acervo as Exposições de arte e poesia "Lumine Naturae e a Essência das Flores" e "Modernos Universais" que se trata de uma homenagem aos artistas modernistas. O que de mais podemos observar que sendo um artista multidisciplinar seu trabalho artístico engloba a arte visual, a escrita, a música, e a engenharia civil, tornando-o o artista de maior alcance nacional vivo no Brasil.

Estréia na Europa:

Suas obras mais conhecidas são "O Universo das Marias" e "O vôo da Águia" expostas na Galleria La Pigna em Roma/Vaticano no Palazzo Maffei Marescotti, em sua estréia na Europa no ano de 2022.

Antologias:

"Concurso Poético Cidades de Ouro Preto e Citá de Trani" Editora Italiamiga. Em homenagem á cidade histórica mineira Ouro Preto Minas Gerais e Citá de Trani na Púglia itália. ISBN 978-85-8791508-1

Antologia "Segunda Antologia dos Fundadores da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul", Editora Literarte. ISBN 978-6586528220

Antologia "100 melhores poetas Lusófonos Contemporâneos", da Academia Mineira de Belas Artes (AMBA) e poetas renomados. Editora Literarte. ISBN 978658652-2

Antologia "Vozes Portuguesas 10", Editora Literarte. ISBN 978-65-86528671671