Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ezequias dos Santos Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mano Jhon[editar | editar código-fonte]

Jhonatan Custódio Chaves (14 de novembro de 2002), mais conhecido como "Mano Jhon", é o primeiro pernambucano skatista a bater o recorde mundial de maior tempo na manobra Tail Wille (manobra que consiste em equilibrar o skate por duas rodas sem deixar encostar no chão), o título foi reconhecido pelo Raking Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mano Jhon nasceu em Juazeiro do Norte, município brasileiro do estado do Ceará, a 491km da capital, Fortaleza. Aos 06 anos passou a residir em Caruaru - Pernambuco, com seus pais, cidade onde teve o primeiro contato com o skate, aos 11 anos, e deu início a sua trajetória de paixão pelo esporte.  

História com o skate[editar | editar código-fonte]

A história começou em 2014, aos 11 anos de idade quando Jhonatan observou um skate que seu amigo, conhecido como “Lilo”, possuía. Jhonatan sugeriu trocar o skate por uma caixa de som que ele tinha, o amigo aceitou e assim ele possuiu seu primeiro skate.

Desde que aprendeu “andar” de skate ele passou a fazer a manobra conhecida como “Manual Front” (que consiste em equilibrar o skate em movimento apenas com as duas rodas traseiras). E durante 8 anos praticou essa manobra nas ruas e pistas de Caruaru, onde mora atualmente.

Em 2021, Jhonatan conheceu mais uma manobra, a “Tail Wille”. Realizando pesquisas descobriu que essa manobra havia apenas um recorde, não oficial, que alguém havia conseguido executar a manobra de forma ininterrupta por 1 minuto e 30s. Então ele logo decidiu buscar um novo desafio de quebrar esse recorde e oficializa-lo e assim se tornar o primeiro brasileiro a entrar para o ranking mundial da manobra Tail Wille.

TDAH: Solução ou problema?[editar | editar código-fonte]

Mano Jhon possui TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade)  e esse transtorno dificuldade a elaboração de alguns aspectos da vida de quem o possui, não tem cura mas pode ser canalizado estrategicamente, Jhonatan canalizou um Hiperfoco no aperfeiçoamento da execução da manobra Tail Wille.

Durante 8 meses Jhonatan abriu mão de atividades extracurriculares, hobbies, festas com amigos e passou a treinar de 8 a 12 horas todos os dias com foco e resiliência para obter o melhor resultado possível.

Termos para o recorde[editar | editar código-fonte]

O Raking Brasil possui exigências para padronizar o recorde e oficializa-lo, algumas como: lugar plano, 10 testemunhas oculares, gravação de vídeo próximo e de forma ininterrupta.

Para encontrar o lugar ideal para bater recorde Mano Jhon realizou diversas visitas técnicas em ambientes de Caruaru para enfim encontrar o lugar perfeito no qual ele tinha traços emocionais, esse lugar foi a Escola municipal Kermógenes de Araújo, onde ele concluiu o ensino fundamental. Para ele, que antes não era um bom aluno, poder realizar aquela conquista tão importante naquele ambiente traz consigo a sensação e validação de superação e assim ocorreu.

Jhonatan Chaves com o prêmio oficial do Raking Brasil pelo maior tempo na manobra Tail Willie.

O recorde[editar | editar código-fonte]

Em 26 de março de 2022, Jhonatan Custódio Chaves, bateu e superou o recorde não oficial que era de 1 minuto e 30s, conseguindo realizar a manobra Tail Wille por 18 minutos e 12s, e no dia 26 de abril de 2022 o Raking Brasil oficializou sua conquista.

Reportagens e sites[editar | editar código-fonte]

Medalha Honra ao Mérito pelo município de Caruaru: https://sapl.caruaru.pe.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/25279/medalha_esporte.pdf

Matéria de reconhecimento – Governo de Pernambuco: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=7047

Reportagem Globo Play: https://globoplay.globo.com/v/10598401/

Reportagem GE Globo: https://ge.globo.com/pe/caruaru-regiao/video/skatista-de-caruaru-conquista-recorde-brasileiro-10590464.ghtml