Usuário(a):Ielred/Algoritmo de Nagle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Algoritmo de Nagle é uma forma de aumentar a eficiência de redes TCP/IP pela redução do número de pacotes que precisam ser enviados através da rede. Foi proposto por John Nagle e publicado em 1984 como um Request for Comments (RFC) com o título de "Controle de Congestionamento em redes TCP/IP", no original: "Congestion Control in IP/TCP Internetworks" (veja a RFC 896).

O RFC descreve o que Nagle chamou de "problema dos pacotes pequenos", quando uma aplicação enviava dados de forma repetida em pequenos blocos, frequentemente com o tamanho de apenas 1 byte. Como o tamanho dos pacotes no Protocolo TCP tem um cabeçalho com 40 bytes (20 bytes para o TCP, 20 bytes para o IPV4, isso resultava em um pacote de 41 bytes para 1 único byte de informação. Essa situação potencialmente evoluía para um congestionamento na rede.

O Algoritmo que Nagle propôs funciona da seguinte forma: Quando os dados chegam byte a byte, o primeiro byte é enviado e os outros são armazenados no buffer. Quando o recebimento do byte é confirmado, todos os outros caracteres armazenados no buffer são enviados em um único segmento TCP, enquanto isso começa a armazenagem no buffer novamente, até que o recebimento de todos os caracteres enviados forem confirmados.

Referências[editar | editar código-fonte]