Usuário(a):Jjoana.b/Saúde mental dos adolescentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A adolescência, entre os 10 e os 19 anos, é uma fase da vida em que ocorrem diversas mudanças e alterações que podem ter influência na saúde mental. Entre estas alterações estão a mudança de escola, sair de casa ou o início de uma vida académica. Muitos adolescentes estão sujeitos a grandes pressões e um nível elevado de stresse a nível escolar, social e familiar.

Cerca de metade dos casos de problemas mentais iniciam-se aos 14 anos. No entanto, a maioria não são detetados nem tratados, o que constitui motivo de preocupação entre a comunidade médica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que: "a doença mental não tratada no adolescente tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida". A depressão é considerada a principal causa de morte de adolescentes entre os 15 e os 19 anos.

Existem diversos fatores de risco que contribuem para o aparecimento e desenvolvimento de doenças mentais na adolescência. Um dos principais é o abuso de tecnologias e a constante conectividade às redes sociais durante o dia e a noite. Entre as medidas de prevenção e promoção do bem-estar psicológico está a proteção dos adolescentes em relação aos fatores de risco que podem afetar o seu potencial, tanto na adolescência como na vida adulta.

Comportamentos de risco[editar | editar código-fonte]

Entre os fatores de risco que podem contribuir para o aparecimentos e/ou agravamento de doenças mentais estão:

Promoção da saúde mental na adolescência[editar | editar código-fonte]

Adquirir um estilo de vida saudável tem um papel fundamental no bem-estar, portanto adquirir hábitos como a adoção de medidas de higiene, dormir horas suficientes, a adoção de estratégias para lidar e resolver problemas e prática regular de exercício físico.

Os pais e professores assumem um papel essencial na formação de competências para que os adolescentes sejam capazes de lidar com os desafios da vida.

Existem também programas de promoção de saúde mental para todos os adolescentes. Segundo a Organização mundial de saúde alguns exemplos de atividades de promoção e prevenção da saúde mental são:[1]

  • Intervenções psicológicas individuais online, em grupo ou autoguiadas;
  • intervenções nas escolas, como:
    • mudanças organizacionais para um ambiente psicológico seguro e positivo;
    • ensino sobre saúde mental e habilidades para a vida;
    • Formação de pessoal para a detenção e manuseamento básico do risco de suicídio;
    • programas escolares de prevenção para adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental;
  • programas de prevenção dirigidos a adolescentes em situação de vulnerabilidade, como aqueles afetados por ambientes humanitáriosfrágeis e grupos minoritários ou discriminados;
  • educação sexual integral para ajudar a prevenir comportamentos sexuais de risco;
  • programas de prevenção à saúde.

Referências

  1. «Saúde mental dos adolescentes». Organização Pan-Americana de Saúde. Consultado em 4 de novembro de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes

https://www.lusiadas.pt/blog/criancas/adolescencia/importancia-saude-mental-adolescentes

https://saudemental.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/NL-04_SAU%CC%81DE-MENTAL.pdf