Usuário(a):Julia Frecchiane/Testes
Esta é uma página de testes de Julia Frecchiane, uma subpágina da principal. Serve como um local de testes e espaço de desenvolvimento, desta feita não é um artigo enciclopédico. Para uma página de testes sua, crie uma aqui. Como editar: Tutorial • Guia de edição • Livro de estilo • Referência rápida Como criar uma página: Guia passo a passo • Como criar • Verificabilidade • Critérios de notoriedade |
[[1]]
Inicio da urbanização Rio Pardo no séculos XVIII e XIX
A cidade de Rio Pardo começou a se formar próxima a Fortaleza Jesus, Maria e José. Surge como uma povoação que possui importância na disputa de fronteiras entre as Coroas de Espanha e Portugal. De lá saiam expedições militares para diversas partes que teriam que ser conquistadas para a Coroa Portuguesa, também saiam caravanas para abastecimento de lugares longínquos e estimular a comercialização com a fronteira; servindo como armazém policial e base de propagação da cultura portuguesa.
Com o passar dos anos o aglomerado do povoamento gerou o seu próprio sistema viário, proporcionando a estrutura da própria cidade que veio a ter seus próprios prédios públicos e semi públicos.
Johann Martin(Joao Martinho) Buff, engenheiro militar germânico, realiza a primeira e mais antiga planta de Rio Pardo ,no ano de 1829. O seu traçado semi-regular possibilita o crescimento dos primeiros núcleos de moradia e comercio feitos pelos portugueses.
O traçado urbano foi desenhado ponderando as condicionantes orográficas e hidrográficas. A fortificação (Fortaleza Jesus ,Maria e José) foi erguida no local chamado Alto da Fortaleza, por ser o ponto mais alto da cidade. Depois vieram os assentamentos dos colonizadores portugueses próximos a fortaleza, para terem mais proteção caso tivessem invasões, no local que é hoje chamado de Ramiz Galvão.
-
Planta da Fortaleza Jesus, Maria e José
-
Reparticao de Rio pardo(1809)
<gallery>