Usuário(a):LucasFVenturini/Testes/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giovanni Galbaio
Doge de Veneza
LucasFVenturini/Testes/2
Brasão de armas de Teodato Ipato
Reinado 787-804
Antecessor(a) Maurizio Galbaio
Sucessor(a) Obelerio degli Antenori

Giovanni Galbaio foi o oitavo Doge de Veneza de 787 a 804 segundo a tradição, mas apenas o sexto historicamente verificável.

Ele sucedeu seu pai Maurizio Galbaio, que o associou em 778. O imperador bizantino Leão IV, o Khazar, reconheceu seu título naquele ano, embora a tentativa de estabelecer uma monarquia hereditária colocasse em risco a doação de Maurizio.

Giovanni fora brevemente capturado pelo rei lombardo Desidério, depois de uma campanha na Istria, mas seu pai, através do papa, enviou embaixadores a Carlos Magno, o rei dos francos , para pedir a libertação de Giovanni.

Ao herdar, sem eleição, o pleno ofício de seu pai, ele imediatamente começou uma vingança contra o patriarca de Grado, que representava a igreja e sua oposição ao tráfico de escravos. Carlos Magno, um filho obediente da igreja e agora rei da Lombardia, apoiou a abolição da escravatura em seus domínios e, assim, chegou a ressentir-se do comércio veneziano no Adriático. O patriarca, no reinado de Maurizio, instigou até a expulsão e confisco de bens dos mercadores venezianos em Pentápolis . Giovanni mandou a imperatriz Irene de Atenas nomear seu filho Maurizio co-doge.

Tentando contrariar o patriarca, Giovanni nomeou seu sobrinho de dezesseis anos, Christopher, bispo de Olivolo. O patriarca recusou-se a consagrá-lo, oficialmente devido a sua idade, mas na verdade por causa de suas posições antifrancas. Maurizio II foi enviado para atacar Grado com uma flotilha de navios. Lá, o velho patriarca foi jogado para a morte da torre. A oposição à família Galbaii fugiu para Treviso, enquanto o sobrinho do patriarca, Fortunato , foi eleito em seu lugar e imediatamente fugiu para a corte franca. A oposição se cristalizou sob a liderança de um Obelerio degli Antenori e retornou a Veneza. Giovanni, com Maurizio e Christopher, fugiu para Mântua em 803, onde todos eles provavelmente morreram. Obelerio os sucedeu.

A família Galbaio retornou depois a Veneza e assumiu o nome de Querini.