Usuário(a):Luisfsm/IPv4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) é a quarta versão do Protocolo de Internet (IP). Ele é um dos principais protocolos de padrões baseados em métodos de interconexão de redes na Internet, e foi a primeira versão implementada para a produção da ARPANET , em 1983. Ele ainda roteia a maior parte do tráfego da Internet de hoje, apesar da contínua implementação de um sucessor do protocolo, o IPv6. O IPv4 está descrito no IETF publicação RFC 791 (setembro de 1981), em substituição a anterior definição (RFC 760, de janeiro de 1980).

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O Protocolo de Internet é o protocolo que define e permite a interligação de redes na camada de rede da pilha de protocolos TCP/IP. Em essência, ele forma a internet. Ele usa um sistema de endereçamento lógico e executa o roteamento, que é o encaminhamento de pacotes de um host de origem para um mais próximo do host de destino pretendido, que está em outra rede.

O IPv4 é um protocolo sem conexão, para utilização de comutação de pacotes redes. Ele opera em um modelo de entrega por menor esforço, em que não garante a entrega, nem garante a sequência correta ou evita a duplicação de entrega. Estes aspectos, incluindo a integridade dos dados, são abordados por uma camada superior de protocolo de transporte, tais como o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP).

Endereçamento[editar | editar código-fonte]

A decomposição do quad-pontilhada de endereços IPv4 representação para o seu binário valor

O IPv4 utiliza endereços de 32 bits, o que limita o espaço de endereço para 4294967296 (232) endereços.

O IPv4 reserva blocos de endereços especiais para redes privadas (~18 milhões de endereços) e multicast endereços (~270 milhões de endereços).

Representações de endereço[editar | editar código-fonte]

Os endereços IPv4 podem ser representados em qualquer notação de expressando um valor inteiro de 32 bits. Eles são mais frequentemente escritos no ponto-notação decimal, que consiste em quatro octetos do endereço expressa individualmente em decimal e números separados por períodos.

Por exemplo, o endereço IP com quatro pontos 192.0.2.235 representa a versão decimal de 32 bits do número 3221226219, que no formato hexadecimal é 0xC00002EB. Ele também pode ser expresso em formato de hexadecimal com pontos, como 0xC0.0x00.0x02.0xEB, ou com valores de bytes como 0300.0000.0002.0353.

Notação CIDR combina o endereço com o seu prefixo de roteamento em um formato compacto, no qual o endereço é seguido por um caractere de barra (/) e a contagem consecutiva de 1 bits do prefixo de roteamento (máscara de sub-rede).

Cabeçalho do pacote IPv4[editar | editar código-fonte]

O cabeçalho de um pacote IPv4 consiste em campos com informações importantes sobre o pacote. Esses campos contêm números binários que são analisados pelo processo da Camada de Rede (camada de número 3 do modelo OSI). Os valores binários de cada campo identificam várias configurações do pacote IP. Os diagramas de cabeçalho de protocolo, cuja leitura é feita da esquerda para a direita, de cima para baixo, disponibilizam uma visualização para consultar ao discutir os campos de protocolo. Os dois campos mais usados como referência são os endereços IP de origem e destino. Esses campos identificam de onde o pacote vem e qual o seu destino final.

Limitações IPV4[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, o IPv4 foi atualizado para enfrentar novos desafios. No entanto, mesmo com alterações, ele ainda enfrenta três grandes problemas:

- Falta de endereços IP – O IPv4 tem um número limitado de endereços IPv4 públicos exclusivos disponíveis. Embora haja aproximadamente 4 bilhões de endereços IPv4, o número crescente de novos dispositivos habilitados para IP, conexões sempre ativas e o potencial de crescimento de regiões menos desenvolvidas têm aumentado a necessidade de mais endereços.

- Expansão da tabela de roteamento da Internet – Uma tabela de roteamento é usada por roteadores para escolher o melhor caminho. Conforme aumenta o número de servidores conectados à Internet, também cresce o número de rotas de rede. Essas rotas IPv4 consomem muitos recursos de memória e de processador em roteadores da Internet.

- Falta de conectividade de ponta a ponta – A NAT (tradução de endereços de rede) é uma tecnologia implementada com frequência em redes IPv4. A NAT é uma forma de vários dispositivos compartilharem um único endereço IPv4 público. No entanto, como o endereço IPv4 público é compartilhado, o endereço IPv4 de um host de rede interna fica oculto. Isso pode ser problemático para tecnologias que exigem conectividade de ponta a ponta.

Dessa forma, quando foi inicialmente desenvolvida para fins acadêmicos, o protocolo IPV4 tinha por objetivo a interconexão de apenas centenas de computadores. Porém, com o crescente número de usuários e dispositivos pelo mundo, o IPV4 passou a não possuir endereços suficientes levando a sua exaustão de endereços. Fato este que motivou o desenvolvimento do IPV6 para comportar o grande crescimento da Internet.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Categoria:Internet Protocol Categoria:Normas da internet Categoria:Protocolos de camada de rede