Usuário(a):Luiz Vitorino/ACVARRT - Associação Cultural dos Veteranos e Amigos do Regimento Raposo Tavares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ACVARRT - Associação Cultural dos Veteranos e Amigos do Regimento Raposo Tavares

  • A ACVARRT foi criada em 26 de outubro de 2010 por ex- integrantes do Regimento Raposos Tavares, especialmente do 4º RI (Regimento de Infantaria), 4º BIB (Batalhão de Infantaria Blindada), 39º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizada, 39º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) e 4º BIL. A solenidade de criação ocorreu no salão nobre do batalhão sob a supervisão do então Capitão Quintanilha, oficial da unidade. No evento de posse assumiu a presidência Luiz Vitorino, oriundo do 39º BIMtz, e a vice-presidência, Rubens Neves do 39º BIL. Assumiram a diretoria, os senhores Valdecir Figueira e Ivan de Barros (ambos do 4º BIB), Valdir Esteves e Dr. Antonio João (ambos do 4º RI). A posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Celso Giglio, ex-prefeito Silas Bortolosso, vereadores de Osasco Josias, Bognar e Dr. Gaspar que foi médico do 4º BIB.

Após a posse a Câmara dos Vereadores de Osasco deu uma Moção de reconhecimento para ACVARRT, assinada pelo então presidente Vereador Osvaldo Virginio.

  • RAÍZES DA ACVARRT

Sua origem remonta a 03 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, que foi depois transformado no 2º Batalhão de Fuzileiros. Em 1908, formou-se o então 4º Regimento de Infantaria, cuja sede inicial em Curitiba, estado do Paraná, depois foi transferida para Osasco - SP (Vila Quitaúna) no ano de 1923, passando a ocupar as terras que outrora pertenceram ao bandeirante Antônio Raposo Tavares e, por conseguinte, recebendo a denominação histórica de Regimento Raposo Tavares, além do reconhecimento pela sua participação na expansão das fronteiras brasileiras. Em 1932, em apoio aos paulistas, o então 4º RI participou da Revolução Constitucionalista e mais tarde da 2ª Guerra Mundial, enviando tropas à Europa para combater o nazi-fascismo. Participou da Contrarrevolução de 1964, integrou o contingente para a força de paz da ONU em Suez (Egito) e em Santo Domingo (República Dominicana). Anos mais tarde, em 1972, o aquartelamento do 4º Regimento de Infantaria dá origem a duas novas Unidades de Infantaria do Exército Brasileiro: o 39º Batalhão de Infantaria Motorizado (39º B I Mtz) e o 4º Batalhão de Infantaria Blindado (4º BIB). Em 1995, o 39º B I Mtz evoluiu para 39º Batalhão de Infantaria Leve (39º BIL), até que em 01 de janeiro de 2005, por intermédio da Portaria Nr 633 do Comandante do Exército, o 4º BIB é extinto e o 39º BIL evolui para 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL), ocupando as mesmas instalações no Aquartelamento.

  • TRABALHO DA ACVARRT

A ACVARRT é responsável por encontros de veteranos, resgatando aqueles que há tempos não tinham contato com o quartel, trazendo muitos amigos de várias regiões e que serviram em anos diferentes, que juntos formaram novas amizades e mantendo os laços tão fortes como aqueles adquiridos no serviço militar. A partir de 2011, o município de Osasco passou a contar com a presença dos veteranos da ACVARRT no desfile de 7 de setembro na Av dos Autonomistas, logo após a tropa do Exército Brasileiro, e todos os anos o efetivo do grupamento vem aumentando gradativamente. . São reservistaoriundos m da Capital, de Osasco, Caçapava, Eu das Artesbú, Jaguaúiuna, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itape,ventre outras cidades. . Após o desfile de 07 de setembro de 2015 um novo "tempero" foairescentado, com i um almoçaosos veteranos e filiares,ia ao som de canções e dobrados militares.

Em 2011 a ACVARRT trouxe a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes para um Concerto de Natal na Paróquia São João Batista no Jardim Rochdale, em Osasco. Foi um grande evento conduzido pelo Maestro Ricardo Rosseto Mielli, que em 2005 já havia regido o maior coral com cerca de mil vozes na visita ao Brasil do Papa Bento XVI. O 4º BIL apoiou e enviou o então Major Marcelo, para representar o batalhão. O evento contou também com a presença do ex-prefeito de Osasco Sr. Francisco Rossi. Participou também de eventos em comemoração ao Dia da Bandeira, organizado pelo Osasco Plaza Shopping e o 4º BIL, no calçadão da Rua Antonio Agu. Em parceria com o CONSEG Osasco Centro ajudou na arrecadação de fundos para AACD de Osasco.

Em 2014 a ACVARRT lançou a Campanha Sangue Verde, liderada pelo veterano João Batista, (39º BIMtz, 1982), onde incentiva e encaminha os veteranos na doação de sangue. Em 2016, através do veterano Antonio Scaramuzzo, (39º BIMtz, 1984), a ACVARRT incorporou em seu calendário o Desfile Cívico de 9 de Julho, juntamente com outras associações de veteranos e comandada pela Polícia Militar de SP.

  • MEDALHA MÉRITO BANDEIRANTE

Em 2013 lançou a medalha Mérito Bandeirante Raposo Tavares, que visa agraciar pessoas de destaque na nossa sociedade. O evento de lançamento aconteceu na Câmara dos Vereadores de São Paulo e teve o apoio do vereador Coronel PM Telhada. Neste dia foram agraciadas pessoas como o falecido delegado geral da Polícia Civil de SP, Maurício Blazeck, Major Marcelo do 4º BIL, Maestro Ricardo Rosseto Mielli, Francisco Rossi etc. Após este fato, a ACVARRT fez uma parceria e em 2013 e 2014 participou entregando medalhas junto com o CONSEG Osasco Norte II aos homens e mulheres que se destacaram na nossa sociedade. Podemos destacar alguns agraciados: TC PM Léo Fanin, Major do Exército Silva Mendes, Deputado Celso Giglio, Desembargador Franco Cocuzza, Delegada Rosangela Máximo. Em 2014 agraciou no evento do dia da bandeira, o prefeito de Osasco Jorge Lapas.

  • ENCONTROS MENSAIS

Os veteranos da ACVARRT reúnem-se sempre no último domingo de cada mês para tratar de assuntos da associação, e logo após costumam descontrair-se com um churrasco, normalmente preparado pelo veterano Alípio. Contato: luiz.vitorino@hotmail.com