Usuário(a):Mattpaes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esoteroespiritualismo[editar | editar código-fonte]

O Esoteroespiritualismo é a doutrina que reúne e concilia os ensinamentos do espiritualismo com o esoterismo. O precursor do Esoteroespiritualismo no Brasil foi o professor e parapsicólogo Luiz Carlos de Mello.

Ganesha, um dos mais venerados deuses do Hinduísmo.
Luiz Carlos de Mello, precursor do Esoteroespiritualismo.

Espiritualismo[editar | editar código-fonte]

A palavra Espiritualismo é um termo considerado uma execução perdida, ou seja, não se sabe ao certo quem a pronunciou pela primeira vez. É um termo popular que se refere a aquele que tem sua crença extensiva, ou seja, concebe a existência de Um Ser Maior, aceita a espiritualidade global e faz frente ao materialismo. O termo abrange diversas modalidades religiosas nas quais podem ser cultuadas Divindades (Seres Maiores) e Entidades Espirituais (seres com corpos ectoplasmáticos e elementais, seres espectrais ou seres com corpos de luz).

O Espiritualismo refere-se ao externo, aos ensinamentos religiosos comuns, ou seja, ao Exotérico (do grego εξωτερική - de fora, exterior) onde as pessoas agem somente por força e fé. Nesse conhecimento não é ensinado o trabalho interior focado no desenvolvimento pessoal e espiritual, os espiritualistas se apoiam sempre em uma força externa, em um Deus ou em Seres Espirituais que conduzem suas intenções e vidas.

Por ser considerado um caminho horizontal, a crença exotérica é pautada em fatores externos, apoio espiritual, orações, mediunidade, caridade, etc. As pessoas buscam em seres espirituais o apoio para chegar em uma consciência maior. Os espiritualistas possuem uma tendencia de acreditar em forças espirituais, nos mestres espirituais, na ação da natureza, no misticismo, nas energias do cosmo, nas forças das plantas e nos elementos energéticos como cristais e pirâmides.

Esoterismo[editar | editar código-fonte]

O Esoterismo (do grego Εσωτερικος - de dentro, interno) trata de assuntos considerados incomuns às sociedades religiosas, referindo-se a aquilo que deve estar ou está oculto da população humana comum.

O Esoterismo promove ensinamentos que são passados de boca à ouvido, de mestre à discípulo. Tal fato ocorre com o intuito de preservar o conteúdo dos ensinamentos para que alcance somente aqueles que já possuam um preparo ou despertamento espiritual compatível com o seu conteúdo, é um ensinamento considerado para poucos. A preservação dos ensinamentos é feita para que os mesmos não caiam em mãos de pessoas despreparadas, sem condições de entender a essência do ocultismo e que por esse motivo venham a distorcer suas bases ou sua finalidade, existe também o interesse em proteger os ensinamentos esotéricos da comunidade exotérica em geral.

Uma forma de apresentação do Esoterismo é feita por grupos de Dervixes que representam seus ensinamentos através de danças e movimentos específicos a fim de transmitirem a potencialidade do esoterismo sem expô-lo a população considerada descrente ou de crença horizontal.

Esoteroespiritualismo[editar | editar código-fonte]

No caminho espiritualista as pessoas encontram dificuldade em práticas de autoconhecimento como a meditação e a introspecção, pois são doutrinadas à buscar forças fora de si. No caminho Esoterista as pessoas buscam o autoconhecimento sem a interferência de entidades externas que poderiam direcionar e facilitar seu autodesenvolvimento. Por serem dois princípios com características diferentes torna-se difícil associar esses dois trabalhos, pois ao tentar meditar o individuo recebe interferências de seus guias espirituais ou entidades ligadas ao seu sistema de crença.

No caminho Esoteroespiritualista a energia se torna compatível e tal junção possível. Nele é desenvolvida a consciência da pratica interior e a interatividade com as forças das entidades espirituais; é fundamentada uma energia e consciência sobre a junção dos ensinamentos esoteristas com os espiritualistas. Assim sendo o espiritualista aprende a meditar e o esoterista aprende a interagir com as entidades espirituais sem que haja conflitos ou interferências

O caminho Esoteroespiritualista possibilita que as pessoas que buscam desenvolvam mais rapidamente seus graus espirituais e suas consciências maiores. O Esoteroespiritualismo é umas inovação religiosa e um sistema de crença esotérica e espiritualista que possibilita um crescimento pessoal e espiritual ordenado seguro e eficaz no que se refere ao desenvolvimento espiritual.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Antoine Faivre, O esoterismo (1992), Campinas: Papirus Editora, 1994, 118 p..
  • Pierre A. RiffardO Esoterismo. O que é esoterismo? Antologia do esoterismo ocidental (1990), Sâo Paulo: Editora Mandarim, 1996, 858 p.
  • Luiz Carlos de Mello, Ecletismo Básico. Anatomia Oculta (1986), Santos: Editora New Transcendentalis Ltda, 162p.
  • Luiz Carlos de Mello, Parapsicologia e Ciências Alternativas (1993), Santos: Editora Eclética, 120p.
  • Arthur Conan DoyleA História do Espiritualismo - De Swedenborg ao início do século XX (2013), Brasilia, 558p.

,

-