Usuário(a):Mitopoética da Cidade/Paisagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de paisagem natural.
Exemplo de paisagem natural.

Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.

O termo é normalmente usado para se referir às perspectivas visuais existentes em cada ambiente, sendo inclusive uma categoria da pintura.

Tipos de paisagem[editar | editar código-fonte]

A paisagem é um resultado material de todos os processos, naturais e humanizados, de determinado local. Temos dois tipos de paisagem: natural e humanizada.

Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo.

Referências

Aquino, Victor. Significados da Paisagem. São Paulo: InMod, 2012.

Arnhein, Rudolf. Art and visual perception: A psychology of the creative eye. California, USA: University of California, 1992.

Merleau-Ponty, Maurice. Lê visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1968.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Paisagem.


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.