Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Otávio C. Romano Jr./Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Incubadora de Projetos Sociais da Universidade Federal do Pará[editar | editar código-fonte]

A Incubadora de Projetos Sociais da Universidade Federal do Pará é um projeto de extensão que tem por objetivo capacitar representantes das Organizações do Terceiro Setor da Região Metropolitana de Belém - RMB (Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará) na elaboração e gestão de Projetos Sociais, com a intenção de apoiá-los em obter recursos para seus projetos. A incubadora também pretende apoiar essas OTS na gestão adequada de seus projetos, executar corretamente a prestação de contas e fazer acompanhamento dos resultados esperados. Para alcançar este propósito a incubadora realiza oficinas de capacitação para representantes de OTSs e estudantes de graduação.

De acordo com BEZERRA (et al, 2014, p. 3) essas incubadoras funcionam como uma ferramenta para assessoramento de empreendimentos advindo de projetos sociais e tem potencial para criar ambiente empreendedor que pode beneficiar toda a sociedade, principalmente no que diz respeito a qualidade de vida.

Embora as entidades do terceiro setor possuam uma causa nobre, nem sempre conseguem usufruir completamente de seu potencial de impacto social. Isso acontece porque a maioria das entidades não possuem capacitação e nem maturidade organizacional exigida para o segmento deste setor. Diante disso, em outubro de 2017, através da iniciativa do Prof. Dr. Bruno Rafael Dias de Lucena em conjunto com a Profa. Ms Fíbia Brito Guimarães, ambos da faculdade de administração da Universidade Federal do Pará, foi implantado o projeto de extensão da Incubadora de Projetos Sociais.

A Incubadora de Projetos Sociais está articulada diretamente com o curso de administração de empresas através de seus conteúdos de Política e Desenvolvimento Regional, Elaboração e Análise de Projetos, e Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e outros temas. Sabe-se que o terceiro setor surgiu com a proposta de atingir áreas sociais que o Estado não consegue atuar plenamente. Por isso, é relevante discutir o potencial de desenvolvimento regional que os projetos sociais administrados por organizações do terceiro setor podem proporcionar, no que diz respeito a possibilidade de atuarem em linhas de ação relacionadas com produção e geração de renda nas comunidades, assim como proporcionar aumento na qualidade de vida e redução de desigualdades sociais.

Espera-se que no longo prazo a incubadora possa servir como um ambiente permanente de aprendizado para os discentes do curso de administração e também um ponto de apoio para novas e experientes organizações do terceiro setor paraense.


[1]

  1. BEZERRA, F. A. et al. As Incubadoras Sociais e o Desenvolvimento Local: O que é e porque apoiar a iniciativa, In: XXIII SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS, 3,. 2013. Recife. Anais eletrônicos...Anprotec: 2014. Disponível em . Acesso em: 20/04/2018.