Usuário(a):Pauqarwara/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jorge da Silva foi um professor universitário, oficial da polícia militar e gestor público brasileiro.

Jorge Da Silva cientista político. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto / pesquisador-visitante da mesma universidade. Professor conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ. É vice-presidente da LEAP Brasil (´Law Enforcement Against Prohibition Brazil´ (Agentes da Lei Contra a Proibição))

Pós-Doutorado na Universidade de Buenos Aires / Equipo de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Letras (2006). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ / Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (2005); mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (1998); mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense / Instituto de Letras (1972); graduação em Direito e em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1970 e 1972, respectivamente); Todos os cursos regulares do oficialato da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, corporação em que chegou ao último posto, o de coronel, e em que ocupou altas funções. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ (aposentado), onde foi coordenador executivo da Coordenação Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ordem Pública, Polícia e Direitos Humanos / Reitoria, e coordenador, no Núcleo Superior de Estudos Governamentais / NUSEG/Uerj, do Curso de Segurança Pública: Teoria e Gestão, realizado em convênio com Governo do Estado (Instituto de Segurança Pública / ISP (1999-2007)). Exercício na Faculdade de Formação de Professores da UERJ / Departamento de Letras (professor adjunto) até junho de 2008; foi coordenador do Curso EAD de Especialização em Direito da Segurança Pública, da Faculdade de Tecnologia e Ciências ? Educação a Distância (FTC ? EAD), Salvador, Ba. Professor convidado do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (/ Proppi / INCT-In EAC / UFF). Conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (Consórcio Cecierj-Cederj / UFF). Ministrou a disciplina Por uma Criminologia Crítica do Sistema Penal, no Curso de Especialização em Pesquisa Empírica em Direito e Sociedade, da Universidade Agostinho Neto na cidade de Luanda, Angola (convênio com a Universidade Federal Fluminense, em 2012. Possui experiência nas áreas de Educação, de Formação Policial, e de planejamento estratégico no campo da Segurança, Justiça e Direitos Humanos. Seis livros publicados em torno de temas como segurança pública, criminologia crítica, violência urbana, racismo, polícia, além de artigos em publicações nacionais e estrangeiras. Possui também experiência no desenvolvimento de políticas públicas nessas áreas, em razão sobretudo de sua atuação como integrante da cúpula da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro até 1994 (subsecretário de Estado e chefe do Estado Maior Geral), e depois em cargos da alta administração do Estado, a saber: coordenador de Segurança, Justiça, Defesa Civil e Cidadania (2000-2002), presidente do Instituto de Segurança Pública - ISP (2003), Secretário de Estado de Direitos Humanos - RJ (2003-2006). Na área federal, foi diretor do Departamento de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça (2017). Oito livros publicados.

Durante o governo Rosinha Garotinho, ocupou o cargo de Secretário Estadual de Direitos Humanos.[1]

Livros: 1. DA SILVA, Jorge ; DA SILVA, Jorge . UPP. Crônica da Crônica da "Pacificação" (2009-2019). 1. ed. Rio de Janeiro: Altadena, 2020. v. 500. 207p .

2. DA SILVA, Jorge. Guia de luta contra a intolerância religiosa e o racismo. 1. ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. v. 5000. 48p .

3. DA SILVA, Jorge ; DA SILVA, Jorge . 120 anos de Abolição: 1888 - 2008. 1. ed. Rio de Janeiro: Hama Editora Ltda., 2008. v. 1000. 176p .

4. DA SILVA, Jorge. Segurança pública e polícia: Criminologia crítica aplicada. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003. v. 1000. 380p .

5. GAROTINHO, A. ; DA SILVA, Jorge . Brasil segurança máxima. 1. ed. Rio de Janeiro: Hama, 2002. v. 5000. 200p .

6. DA SILVA, Jorge. Violência e racismo no Rio de Janeiro. 1. ed. Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense - EDUFF, 1998. v. 1. 246p .

7. A SILVA, Jorge. Direitos civis e relações raciais no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: LUAM, 1994. v. 10000. 240p .

8. DA SILVA, Jorge. Controle da criminalidade e segurança pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1990. v. 3000. 230p .

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.