Usuário(a):Pedro de Alcantara/Jill Murphy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eliminar{{subst:eliminar}}

Jill Murphy (nascida em 5 de julho de 1949) é uma escritora e ilustradora britânica, mais conhecida por seu a autora das séries literárias infantis "A Pior das Bruxas" e "Large Family". Ela é aclamada como "uma das mais populares escritoras e ilustradoras infantis"[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Londres, Murphy mostrou interesse em escrita e pintura já na idade dos seis anos;[2] e embora não fosse excelente nas outras matérias escolares, ela produziu sua própria biblioteca de livros escritos e ilustrados a mão enquanto ainda estava no ensino primário. A autora passava seu tempo lendo histórias de Colégios Internos, o que serviu de inspiração para criar a Academia Miss Cackle do livro "A Pior das Bruxas". Ela cresceu como Católica Romana, mas não se considera atualmente praticante. Sua mãe era uma bookaholic e seu pai, um engenheiro inglês.[3]

Murphy começou a escrever a novela A Pior das Bruxas enquanto ainda estava no ensino médio, mas ao entrar na Chelsea College of Art e Design e Croydon Art Schools, começou a ser dificil conciliar estudos com continuar o livro.[4] Ela continuou a escrever durante um ano morando em uma vila no Togo, na África Ocidental, e depois trabalhando como babá no Reino Unido. Depois de receber cartas de rejeição de editores a quem ela ofereceu o livro (como ela lembra, "Eles disseram que as crianças teriam medo de uma escola para bruxas ..."),[5] em 1970, quando ela tinha 21 anos, ela decidiu tentar lançar o seu livro na editora Allison and Busby, uma nova empresa que havia sido recentemente laçada.[6][7] "Eles aceitaram imediatamente e imprimiram 5.000 cópias, e lembro-me de imaginar quantas tias e tios eu tinha e o que faríamos com o resto", disse ela em entrevista ao The Telegraph.[8] O livro provou ser um sucesso instantâneo, vendendo-se dentro de dois meses após a publicação. [9] Murphy continuou trabalhando como babá até que a publicação em 1980 do seu novo livro entitulado A Pior das Bruxas Ataca Novamente levou-a a se dedicar a escrever em tempo integral. 

Ela deu à luz seu filho Charlie, na primavera de 1990. Seu casamento com potter Roger Michell terminou em divórcio.[10]

Em 1986, um filme para a televisão com o mesmo título, estreou na HBO. Mais tarde foi ao ar na Disney Channel durante a década de 1990, por volta da época do dia das bruxas.

Os livros da série A Pior das Bruxas tornou-se um dos títulos de maior sucesso na editora Puffin Books e vendeu mais de três milhões de cópias.[11] Eles também foram produzidos em um filme de 1986 e uma série para o canal ITV , que foi ao ar entre 1998 e 2001.

Murphy também é conhecido por livros ilustrados, especialmente a série literária "Large Family", que detalham o caos interno de uma família de elefantes. Publicado pela primeira vez em 1986, Five Minutes Peace já vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos para 19 idiomas.[12] O segundo livro, All in One Piece (1987), foi eleito vice-campeão da Greenaway Medalha da British Library Association, reconhecendo o melhor ano de livro infantil da literatura britânica (o segundo de duas menções honrosas).[a] "Large Family" agora é uma série de TV na CBeebies e ABC Kids. Em 1996, The Last Noo-Noo foi adaptado como um jogo e apresentado no Polka Theatre, em Londres.

Em 2007, Murphy recebeu um título honorário da University College Falmouth.[13]

Murphy também escreveu Querido Cão de caça , em 2009, sobre de um desaparecimento de um cachorro da raça deerhound depois de uma tempestade e a busca por seus proprietários para encontrá-lo.

Ano Livro Prêmio Realização
1980 Paz em Última Kate Greenaway Medalha —o British Library Association prêmio anual para crianças ilustração do livro Elogiou[a]
1986 Cinco Minutos De Paz Children's Book Award Finalistas
1987 Cinco Minutos De Paz Os pais da Revista Melhores Livros para Bebês Prêmio Vencedor
1987 Tudo Em Um Só Pedaço Kate Greenaway Medalha Elogiou[a]
1987 Tudo Em Um Só Pedaço Children's Book Award Finalistas
1994 Uma Noite Tranquila No Kate Greenaway Medalha Finalistas
1995 A Última Noo-Noo Smarties Prize (idades de 0 a 5) Vencedor
1995 A Última Noo-Noo Inglês 4-11 Excelente Livro infantil do Ano Finalistas
1996 A Última Noo-Noo Sheffield children's Book Award Vencedor
1996 A Última Noo-Noo Gateshead Prêmio De Ouro

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kellaway, Kate (30 October 2005). "The witch is back in town" (review of The Worst Witch Saves the Day). The Observer. Retrieved 17 April 2008.
  2. Rachel Carlyle, "Bestselling children’s author Jill Murphy: I have never thought about retiring", Daily Express, 4 October 2015.
  3. «Parenting: The Longest Goodbye» 
  4. "Jill Murphy", Walker Books.
  5. Kate Whiting, "Book review: Five Minutes Peace", Irish Examiner, 5 December 2015.
  6. Kingshill, Katie (7 September 2011), "Clive Allison: Publisher whose eclectic imprint was in the vanguard of independent houses" (obituary), The Independent.
  7. Alice Vincent, "An oral history of The Worst Witch", The Telegraph, 31 October 2014.
  8. Daisy Bridgewater, "Children's notebook: the enduring charms of Mildred Hubble", The Telegraph, 6 March 2014.
  9. Joanna Carey, "Authorgraph No.136: Jill Murphy", Books for Keeps, September 2002.
  10. «Roger Michell obituary». the Guardian (em inglês) 
  11. Interviews by Rebecca Armstrong: "How We Met: Jill Murphy & Katharine Holabird", The Independent, 3 May 2008.
  12. Jill Murphy interview ("2016 marks the 30th anniversary of the classic children's picture book, Five Minutes Peace by Jill Murphy"), Woman's Hour, BBC Radio 4, 25 February 2016.
  13. «Postgraduate Awards Day». 2007 news archive [ligação inativa]

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "images" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ccsu" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Links externos[editar | editar código-fonte]



Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "lower-alpha", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="lower-alpha"/> correspondente