Usuário(a):Rmbb47/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thragedium
Informação geral
Origem Amadora, Lisboa
País Predefinição:PORTUGAL
Gênero(s)
Período em atividade 1998 - 2003 2019 - atualmente
Gravadora(s) Half Beast Records
Ethereal Sound Works
Integrantes João Paulo Farinha
José Ramos Bonito
Nuno Matos Cruz
João Paulo Monteiro (Recording Session Guest)
Página oficial brevemente

Thragedium é uma banda portuguesa de neofolk doom metal formada em 1998, que esteve inativa dede 2003 e voltou a reunir-se em 2019 para lançar mais um álbum de originais com o nome de Thragedium.

História[editar | editar código-fonte]

Theatrum XXIII 2000 (2000)[editar | editar código-fonte]

Há vinte anos viu a luz da manhã a primeira versão do álbum Theatrum XXIII, então ainda em versão demo. Foi editado oficialmente no ano seguinte pela Half Beast Records em versão digipack com a faixa extra "O Espírito do Tejo". Grande parte do trabalho materializado em Theatrum XXIII foi inspirado por material composto anos antes e recuperado de ensaios da primeira formulação dos Thragedium, sob o nome My Iced Beloved. A junção dessas composições com a tradição e a beleza sonora da guitarra portuguesa resultou numa sonoridade única e cuja vontade de recuperar perdurou por 20 anos.

Twelve Feet Under (2000)[editar | editar código-fonte]

O seguimento de Theatrum XXIII viu o Espírito que foi do Tejo desaguar num período de extenso e árduo trabalho de ensaio, pré produção e também de concertos onde foram sendo criados e apresentados os temas que acabaram por surgir apenas em versão demo sob o nome Twelve Feet Under.

Entre as memórias de palco recordam-se as passagens pelo Teatro Sá da Bandeira com Lacrimosa e Faith and the Muse e pelo Garage com os Garden of Delight.

Os 12 temas de Twelve Feet Under são praticamente artigos de colecionador e somente poderão ser ouvidos atualmente em algumas plataformas digitais.

Isolationist (2003)[editar | editar código-fonte]

O (não) último capítulo viria a ser escrito em 2003 com a designação Isolationist. O álbum foi disponibizado exclusivamente online no site da banda. Os 7 temas presentes no álbum documentam novamente as origens lusitanas e a presença de muitos momentos acústicos e da guitarra portuguesa é marcante em todo o trabalho. A banda viria a encerrar o seu caminho conjunto pouco tempo depois deste registo. O único sinal de vida que existiu pós-Isolationist foi o rearranjo de alguns temas, com elementos orquestrais.

Thragedium (2020)[editar | editar código-fonte]

Após 20 anos o núcleo duro da banda volta a reunir-se e começam a reescrever o novo capítulo, que promete surpreender de novo o universo do metal em Portugal, num registo onde a guitarra portuguesa e outros instrumentos tradicionais da cultura nacional marcam bem as origens da banda. A apresentação do álbum homónimo está prevista para o verão de 2020.

Lucefécit é o primeiro single apresentado pelos três elementos fundadores da banda João Paulo Farinha, José Ramos e Nuno Cruz, acompanhados pelo convidado João Paulo Monteiro na bateria.

"A nossa primeira nova música intitulada Lucefécit é inspirada pelo culto a Endovélico, o Deus da Lusitânia, o Deus Muito Bom, da Cura e da Medicina, subterrâneo e responsável pela segura passagem entre este mundo e o outro.

Esta é a nossa homenagem, invocação e humilde tentativa de criar a atmosfera de um local sagrado onde a luz e a escuridão se fundem."

Características[editar | editar código-fonte]

Os Thragediun são das poucas bandas de metal em Portugal a enaltecer os instrumentos tradicionais, exploram-nos e criam ambiências muito ricas e originais que fundem com riffs de metal de forma cuidada e melódica. A voz possante arrasta-nos até ao lado mais negro e vigoroso das composições que nos apresentam. Thragedium são um melting pot de influências que partem de Lisboa para seguramente levar os seus sons de neofolk doom metal aos fãs de todo o mundo.

Formação[editar | editar código-fonte]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • João Paulo Farinha – guitarra eléctrica solo, guitarra ritmo e viola baixo, voz, guitarras acústicas, guitarra portuguesa, ukulele, piano,teclados, samplers & percussão.
  • Nuno Matos Cruz – vocal principal
  • José Ramos Bonito - baixo e vocal de apoio
  • João Paulo Monteiro – bateria (Convidado de estúdio)

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Theatrum XXXIII (2000)
  • Twelve Feet Under (2000)
  • Isolationist (2003)
  • Thragedium (Lançamento previsto para 2020)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rmbb47/Testes

Categoria:Bandas de heavy metal de Portugal Categoria:Bandas de heavy metal Categoria:Bandas de doom metal de Portugal Categoria:Bandas de doom metal Categoria:Bandas de neofolk doom metal Categoria:Bandas formadas em 1999